Topo

Atlético-MG faz primeiro jogo de temporada que pode ter até 83 partidas

Técnico Roger Machado comandou três semanas de treinos antes da estreia em 2017 - Bruno Cantini/Atlético-MG
Técnico Roger Machado comandou três semanas de treinos antes da estreia em 2017 Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

28/01/2017 04h00

Após exatas três semanas de pré-temporada o Atlético-MG faz neste sábado seu primeiro jogo oficial em 2017. O compromisso é diante do América, de Teófilo Otoni, pela rodada de abertura do Campeonato Mineiro, às 17h, no Estádio Independência. O jogo que marca a estreia de Roger Machado é o primeiro de um ano em que o time alvinegro pode disputar até 83 partidas.

Isso no cenário mais otimista possível, com o Atlético chegando nas finais de todas as competições que vai disputar e com título da Copa Libertadores, que garantiria ao clube mineiro a participação no Mundial de Clubes, em dezembro. A confiança entre os jogadores atleticanos é de uma grande temporada.

“A gente fica louco para jogar logo. A pré-temporada foi boa, de muito trabalho, deu para fazer muitas coisas boas. Fisicamente falando, tecnicamente... É o primeiro jogo, vamos fazer de tudo para buscar o resultado, mas também para ter movimentação, fazer gols. Enfim, para agradar ao Roger, agradar ao nosso torcedor”.

O Atlético começa a temporada 2017 com pelo menos 60 jogos assegurados. Para entrar mais vezes em campo, é preciso ir bem dentro dele. De acordo com Fred, o pensando na Cidade do Galo é disputar os títulos de todas as competições. Campeonato Mineiro (11 garantidos e pode chegar a 15), Copa do Brasil (2 garantidos e pode chegar a 8), Copa Libertadores (6 garantidos e pode chegar a 14), Primeira Liga (3 garantidos e pode chegar a 6) e Campeonato Brasileiro (38 rodadas) são os compromissos atleticanos em 2017, que pode ter também o Mundial de Clubes (2 jogos), em caso de conquista continental.

“O mais importante é o coletivo, são as vitórias, levantar troféu. E é isso que nós vamos buscar em todos os campeonatos, temos muitos pela frente. Como todos sabem, uns são mais importantes do que outros. Mas quando se coloca a camisa do Galo, tem que dar o seu melhor, você está representando muita gente. É entender e praticar o que o Roger está pedindo para a gente, essa movimentação, compactação, para todo mundo evoluir da forma como ele quer”.

Dos jogadores que vão estar em campo, apenas uma novidade, o zagueiro Felipe Santana. Mas a estreia mais aguarda vai ser a de Roger Machado. O treinador chegou ao Atlético com muita expectativa, após o grande trabalho no Grêmio. Embora a carreira como treinador ainda seja curta, Roger tem muitos anos de futebol. E na véspera do jogo com o América, de Teófilo Otoni, o comandante alvinegro não esconde o que sente. Aquele frio na barriga, como se fosse um jovem atleta.

“Com tranquilidade, mas a responsabilidade é aumentada. O resultado de campo determina as outras questões. O trabalho no Grêmio me credenciou a chegar aqui, mas serei mantido se obter os resultados. É melhor que exista essa expectativa positiva do que ser pressionado de outra forma”, disse Roger Machado, um dos estreantes do dia.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X AMÉRICA (TO)

Data: 28 de janeiro de 2017, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel (MG)
Assistentes: Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo e Magno Arantes Lira (ambos MG)

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago, Luan, Cazares (Maicosuel) e Otero; Fred.
Técnico: Roger Machado

AMÉRICA (TO): Marcelo, Gleicinho, Diego Rosa,  Vinicius e Bruno Barrosç Kalu, Luisinho, Leandro Cruz e Dayvison e Pedrinho e Vieira.
Técnico: Marcelo Buarque.