Topo

Cruzeiro testa força do elenco antes de encarar grandes decisões em abril

Cruzeiro coloca em prova força do elenco diante do Uberlândia, no triângulo mineiro - Washington Alves/Cruzeiro
Cruzeiro coloca em prova força do elenco diante do Uberlândia, no triângulo mineiro Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

27/03/2017 04h00

Na maioria de suas entrevistas coletivas até aqui, o técnico Mano Menezes procurou frear a animação da torcida e pedir cautela quanto ao início vitorioso e com invencibilidade de 15 jogos do Cruzeiro. De acordo com o treinador, os primeiros jogos da temporada servem como preparação para partidas mais complicadas no decorrer do semestre. E nesta segunda-feira, o time entra em campo em um desses últimos testes. Ainda perseguindo a liderança do Mineiro, a partida contra o Uberlândia será a última antes de uma sequência de decisões para a equipe.

Copa do Brasil, Sul-Americana e reta final do Campeonato Mineiro. Depois de encerrar o mês de março, o Cruzeiro terá pela frente duelos com graus de dificuldades superiores aos dos compromissos até aqui. A começar pelo clássico contra o Atlético-MG no próximo domingo, com grandes chances de definir o líder da primeira fase e que terá vantagens no mata-mata da competição. Três dias depois, a equipe vai até Assunção, no Paraguai, enfrentar o Nacional, na estreia da Sul-Americana. Ainda no mês de abril, a Raposa pegará ninguém menos que o São Paulo, na Copa do Brasil. Tudo isso com as atenções divididas com uma eventual semi e final do Campeonato Mineiro.

"O calendário brasileiro é repleto de jogos, mas ele está definido sempre. Nós é que devemos nos comportar com esse calendário, não adianta ficar reclamando, faz parte da nossa vida. Temos que entender como funciona uma temporada grande, e acho que temos experiência e capacidade para isso", comentou Mano.

A partida contra o Uberlândia, fechando a 9ª rodada, nesta segunda-feira, ainda será importante para o treinador ver como o time irá se comportar sem nomes importantes dentro de campo. Além do capitão Henrique e de Robinho, ambos lesionados, o Cruzeiro também não terá De Arrascaeta, outra importante peça, a serviço da seleção do Uruguai. No setor ofensivo, as ausências poderão acarretar uma mudança no estilo de jogo, já que Ábila e Sóbis, geralmente concorrentes no ataque, jogarão juntos no setor ofensivo.

"Isso preocupa (ausência de jogadores) na proporção que deve preocupar, pois não gostamos de perder ninguém a essa hora. Mas também serve para outros jogadores mostrarem suas capacidades. Você sabe que a equipe rodou bastante, dentro da proporção que deveria fazer, o que era importante para a gente começar a temporada bem. Agora é saber administrar as dificuldades", completa Mano.

UBERLÂNDIA x CRUZEIRO

Motivo: 9ª rodada, Campeonato Mineiro 2017
Data/Hora: 27/03/2017, às 20h
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Fernanda Gomes Antunes.

Uberlândia: Tiago Braga; Cesinha, Mauro Viana, Bruno Costa e Rogério; João Paulo, Rodney, Alê e Diogo Peixoto; Schumacher e Berger. Técnico: Paulo César Catanoce.

Cruzeiro: Rafael; Ezequiel (Mayke), Léo, Manoel e Diogo Barbosa (Fabrício); Hudson, Ariel Cabral, Thiago Neves, Alisson e Rafael Sobis; Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes.