Topo

Decisivo e elogiado por Sorín: Diogo Barbosa está em alta no Cruzeiro

Lateral vive grande fase e é um dos pilares no time titular de Mano Menezes - Washington Alves/Cruzeiro
Lateral vive grande fase e é um dos pilares no time titular de Mano Menezes Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

28/04/2017 04h00

Das contratações do Cruzeiro para a temporada de 2017, poucas deram tão certo até o momento como o lateral esquerdo Diogo Barbosa. Ex-atleta do Botafogo, o jogador chamou a atenção em uma partida no Mineirão, pelo Brasileirão do ano passado, e abriu os olhos do técnico Mano, que pediu sua contratação meses mais tarde. Hoje, Diogo é um dos homens de confiança do treinador e colhe elogios também do ídolo Juan Pablo Sorín. Decisivo na semifinal contra o América, o jogador de 24 anos vive a expectativa para a primeira final contra o Atlético e traça a melhor estratégia para repetir as vitórias anteriores e ficar com a taça.

Tanto no clássico da Primeira Liga quanto no compromisso pelo Campeonato Mineiro, Diogo Barbosa esteve presente como titular do Cruzeiro. O desempenho que já era bom ganhou ainda mais destaque com as assistências no clássico diante do América, pela semifinal. Dos três gols nas partidas de ida e volta, Diogo participou diretamente de dois deles. Na temporada já são três passes para gols.

"Eu prefiro dar assistência do que fazer gol. Claro, fazer gol é importante, mas na minha posição é difícil, são poucas oportunidades claras para marcar. Gosto de fazer gols também, estou buscando isso, mas enquanto não acontece, as assistências têm ajudado. E, na hora certa, o golzinho vai sair", comentou.

Nas últimas semanas, até o ídolo Juan Pablo Sorín se curvou à boa fase de Diogo Barbosa. Dono da camisa 6 celeste de 2000 a 2002, o argentino recorreu ao Twitter para elogiar a jogada do lateral que resultou no gol de Thiago Neves, empatando a partida diante do América, no Independência.

 

Apesar das variações do time no início do ano, Diogo Barbosa permaneceu como um dos jogadores que mais teve participações como titular. As 16 aparições o deixam no top 5 dos atletas que mais atuaram entre os onze iniciais, ficando atrás somente de Rafael, Léo, Cabral e Sóbis. Além disso, o lateral ainda superou uma forte concorrência e se firmou em uma posição que sempre gerou desconfiança das arquibancadas por muito tempo. Atualmente, o plantel ainda conta com Bryan e Fabrício, que nunca caíram nas graças da torcida. Recentemente, outros também passaram pela Toca, mas não deixaram saudades, como Edimar e Mena.