Topo

Com o Atlético-MG, Fred tenta ser campeão em Minas pela primeira vez

Com artilharia praticamente garantida, Fred busca primeiro título por uma equipe mineira - AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO
Com artilharia praticamente garantida, Fred busca primeiro título por uma equipe mineira Imagem: AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

29/04/2017 04h00

O Atlético-MG é o terceiro clube de Belo Horizonte na carreira de Fred. Revelado pelo América-MG, o atacante também passou um ano no Cruzeiro. No entanto, o começo de carreira, foi sem nenhuma conquista. Fred não conseguiu títulos nas passagens por América e Cruzeiro. Embora tenha títulos nacionais e internacionais no currículo, ser campeão mineiro é algo que faz parte do projeto pessoal do jogador, que é nascido no estado, na cidade de Teófilo Otoni, distante cerca de 450 quilômetros da capital.

Em 2005, quando era jogador do Cruzeiro, Fred esteve muito perto de conquistar o Campeonato Mineiro. Após eliminar o Atlético na semifinal, com 1 a 0 no placar agregado e gol dele, o centroavante marcou duas vezes nos jogos finais com o Ipatinga, mas não foi o suficiente para dar o título ao time de Belo Horizonte.

Com empate em 1 a 1, no Ipatingão, e vitória por 2 a 1, no Mineirão, o Ipatinga ficou com o título Mineiro, quebrando um tabu que existia desde 1964, sem uma conquista estadual de uma equipe do interior. Pior para Fred, que deixou Minas Gerais sem nenhuma conquista coletiva como jogador profissional. Negociado pouco tempo depois com o Lyon, o centroavante foi campeã na França e desde então acumula títulos.

Mas nem por isso o Mineiro perde importância. Em sua segunda decisão local em Minas Gerais, Fred reforça o desejo de ser campeão pela primeira vez com um clube do seu estado natal.

“É um título que eu não tenho ainda. Sou mineiro, já disputei três campeonatos. Minha família toda é daqui, seria muito especial. Vou buscar muito esse título, que seria o meu primeiro com a camisa do Galo. A gente sabe da necessidade desse título para a gente, para nossa torcida, para o clube. Vai nos dar muita confiança para a sequência na temporada. A gente está bem confiante, prontos para fazer dois grandes jogos. Nada vai ser definido no primeiro jogo, mas esperamos dar um passo importante neste domingo e colocar a mão na taça no próximo domingo”.

Se o título está em disputa com o Cruzeiro, uma conquista está muito próxima de Fred. Com dez gols, o centroavante do Atlético é artilheiro do Campeonato Mineiro e com ampla vantagem sobre os concorrentes. No segundo lugar está Luiz Eduardo, da Caldense, com seis gols, mas que sequer chegou à semifinal do torneio. Entre os concorrentes que ainda seguem na competição, os mais próximos de Fred são Ábila, do Cruzeiro, e Rafael Moura, do Atlético, com cinco gols cada.

Artilheiro do Mineiro em 2005, mas sem o título, Fred trocaria o posto de artilheiro pela conquista.

“Trocaria sem dúvida. Todos os gols que fiz, foram almejando o título. É lógico que não adianta nada fazer muitos gols e não ser campeão. Mas para chegar no título, para chegar bem e confiante, o time tem que evoluir, como está evoluindo, o ataque fazendo gols. Hoje temos uma boa vantagem (jogar por dois empates) graças ao bom desempenho do meio e da defesa também.