Topo

Juventude e experiência na briga pela vaga de Fred; Sassá corre por fora

Rafael Sobis e Raniel são os dois principais postulantes à vaga deixada por Fred no ataque - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Rafael Sobis e Raniel são os dois principais postulantes à vaga deixada por Fred no ataque Imagem: © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

02/03/2018 04h00

Por causa de um edema na panturrilha, Fred não poderá jogar o clássico contra o Atlético neste domingo e nem o restante dos jogos da primeira fase do Campeonato Mineiro. Assim, dois principais nomes largam na frente para tentar conquistar a titularidade celeste. De um lado, a experiência de Sóbis. De outro, a juventude de Raniel. Correndo por fora aparece Rafael Marques. E já pensando no futuro, Sassá volta aos treinos e começa a pedir passagem.

Considerando a ordem natural dos fatos, Rafael Sóbis larga na frente da briga. Apesar de não estar encantando os olhos do torcedor, o ex-titular é quem mais tem sido utilizado por Mano Menezes quando o técnico precisa mexer no ataque do Cruzeiro. Com oito jogos em 2018, Sóbis conta com a experiência de um atleta tarimbado ao seu favor. Por outro lado, não conseguiu se adaptar como 'falso 9' e já provou estar incomodado em atuar como referência na grande área, tarefa que foge de suas características de movimentação.

Aos 21 anos, Raniel só entrou em campo por duas vezes nessa temporada. Se analisados suas características, atuando mais preso e com forte poderio de finalização, o garoto é quem mais se aproxima de Fred. Pesando contra sua utilização está no fato do baixo histórico contra o Galo. Raniel só tem um clássico na conta, quando substituiu Arrascaeta no segundo jogo da final mineiro de 2017, ocasião que o Atlético venceu por 2 a 1 e levantou a taça.

Além de Sóbis e Raniel, Rafael Marques é outro que também briga por uma vaga no ataque. Este, porém, não vem tendo ainda menos prestígio na Toca da Raposa. Rafael está sem espaço no plantel e chegou a receber aval do Cruzeiro para negociar com outras equipes, mas preferiu ficar e brigar por seu lugar ao sol.

Sassá já treina, mas chance é pequena de pegar o Galo

Recuperado de uma artroscopia no joelho que o tirou de ação por quase cinco meses, o atacante Sassá fez seu primeiro treinamento com bola na última quinta-feira. Apesar de já estar à disposição de Mano, o jogador não será aproveitado contra o Galo pelo menos entre os onze atletas inicias, mas entra na briga por uma vaga de titular nas próximas duas semanas que Fred ficará tratando de um estiramento na panturrilha.