Corinthians desmente Polícia Militar e diz ter cumprido esquema combinado no aeroporto

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Canato/Folhapress

    Momento em que o ônibus entrou pelo portão; a manobra à esquerda evitaria a torcida

    Momento em que o ônibus entrou pelo portão; a manobra à esquerda evitaria a torcida

O Corinthians divulgou uma nota oficial na manhã desta quarta-feira desmentindo o policial militar não identificado que acusou o clube de ter descumprido o esquema para o embarque no aeroporto de Guarulhos, na última segunda. Segundo o Corinthians, tudo foi feito dentro do que havia sido combinado há mais de um mês.

"A direção do Sport Club Corinthians esclarece que seguiu as orientações do 44º BPM e o comando do Coronel Celso durante o trajeto do CT Joaquim Grava até o Aeroporto de Guarulhos, na noite da última segunda-feira", disse o Corinthians, no documento disponibilizado em seu site. 

Nesta quarta, a Folha de S. Paulo ouviu um oficial não identificado da PM que disse que o clube não seguiu o esquema previsto na chegada ao aeroporto. Segundo ele, o combinado era que o Corinthians entrasse na área interna do aeroporto pelo portão 3, próximo à saída e a torre de controle de Cumbica, e fosse direto para a esquerda, em direção à pista onde faria o embarque rumo ao Japão, para a disputa do Mundial de Clubes. 

Na prática, porém, o ônibus alvinegro entrou à direita. Com a manobra, os jogadores puderam descer e saudar os torcedores. Fora do veículos, eles foram andando pela pista auxiliar até se aproximarem do prédio do saguão, onde fizeram os procedimentos do embarque. Essa movimentação corintiana, no entanto, fez com que os torcedores voltassem para a área comum do aeroporto, onde mais tarde aconteceria toda a confusão que terminou em repressão da polícia com balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, a Polícia Militar preferia a manobra à esquerda para que os torcedores seguissem direto para os cerca de 20 ônibus que os levariam de volta para casa. A esta altura, eles já estariam posicionados próximos ao portão 3, na área externa, justamente para evitar tumulto no saguão e minimizar o trânsito. 

"Em nenhum momento a delegação tomou alguma medida sem orientação ou comando do batalhão citado", seguiu a nota do Corinthians.

Questionada pela reportagem do UOL Esporte, a Polícia Militar disse que a opinião do oficial não representa o que pensa a instituição, que não irá se manifestar sobre o assunto em um primeiro momento. 

Apesar das imagens impressionantes da confusão, a concessionária que administra o aeroporto minimizou o ocorrido. Em nota divulgada na última terça, a empresa disse que não houve danos graves ao aeroporto e que os incidentes foram resolvidos ainda na noite de segunda-feira. 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA OFICIAL DO CORINTHIANS SOBRE O ASSUNTO

A direção do Sport Club Corinthians esclarece que seguiu as orientações do 44º BPM e o comando do Coronel Celso durante o trajeto do CT Joaquim Grava até o Aeroporto de Guarulhos, na noite da última segunda-feira.

Em nenhum momento a delegação tomou alguma medida sem orientação ou comando do batalhão citado.

O Corinthians aproveita também para esclarecer que o esquema usado na última segunda foi feito há mais de um mês. Em reunião pedida pelo Corinthians em que participaram a Policia Militar, os gestores da GRU AirPort e as torcidas organizadas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos