Em noite de espião, Tite sofre com neve e vê rival de defesa vulnerável contra velocidade

Bruno Freitas

Do UOL, em Toyota (Japão)

  • Flávio Florido/UOL

    Tite acompanha da arquibancada jogo entre Al Ahly e Sanfrecce Hiroshima em Toyota

    Tite acompanha da arquibancada jogo entre Al Ahly e Sanfrecce Hiroshima em Toyota

O técnico Tite cumpriu a lição de casa na noite deste domingo em Toyota, ao se encaminhar ao estádio da cidade para observar a partida entre Al Ahly e Sanfrecce Hiroshima, que definiu os egípcios como adversários do Corinthians na estreia do Mundial de Clubes (vitória por 2 a 1). Em seu momento de espião, o treinador sofreu com o pacote de frio e neve que castigou a torcida presente e conheceu um adversário que apresentou repetidos sinais de fragilidade defensiva.

Em seu primeiro pronunciamento no Japão, na última sexta-feira, Tite havia destacado o controle emocional do Al Ahly em situações de adversidade, seja sob pressão do rival ou jogando como visitante. Neste domingo o treinador pôde atestar pessoalmente este perfil "gelado" dos egípcios. No entanto, certamente enxergou uma série de deficiências dos africanos na proteção da defesa.

Apesar de ter saído na frente no começo do primeiro tempo com Elsayed Hamdi, o Al Ahly passou quase toda a etapa inicial acuado pelo Hiroshima em seu campo defensivo. A equipe japonesa criou jogadas semelhantes, ganhando território com toques de primeira, e conseguiu empatar com gol de Sato.

Apesar da facilidade de criação em jogadas de infiltração no meio da marcação, o Sanfrecce só não tomou a dianteira do placar em razão de péssima qualidade de finalização de seus homens de frente.

CHELSEA ENFRENTARÁ MEXICANOS

  • O Monterrey bateu os sul-coreanos do Ulsan Hyunday por 3 a 1 e está na semifinal do Mundial de Clubes

O ala croata Mihael Mikic passou pela marcação do Al Ahly na esquerda repetidas vezes e colocou companheiros em condições de marcar, expondo um dos pontos mais vulneráveis dos adversários do Corinthians na semifinal.

O veterano Aboutrika recolocou o Al Ahly em vantagem no começo do segundo tempo, e mais uma vez o campeão africano recuou para se defender, sofrendo com a velocidade de passes dos japoneses e com o jogo de lateral de campo.

Nos minutos finais Sato escapou livre no meio da defesa do Al Ahly e desperdiçou a chance de empatar na frente do goleiro Ekramy. Desta forma, com toques de dramaticidade, os representantes da África conseguiram se segurar e avançam no torneio.  

A estreia do Corinthians no Mundial de Clubes acontece na quarta-feira, às 8h30 (de Brasília). A equipe de Tite joga por uma vaga na decisão diante do Al Ahly no Toyota Stadium. Chelsea e Monterrey se enfrentam um dia depois, em Yokohama, na outra semifinal. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos