Bayern atropela time de Conca e espera por Atlético-MG ou Raja na final

Do UOL, em São Paulo

O Bayern de Munique fez o que dele se esperava nesta terça-feira no confronto com o Guangzhou Evergrande, pela semifinal do Mundial de Clubes, em Agadir (Marrocos). Favorita ao título, a equipe de Pep Guardiola pressionou, não deixou o rival jogar, ainda parou na trave quatro vezes e se garantiu na decisão com uma vitória por 3 a 0.

Se não bastasse a enorme diferença técnica entre os dois times, o Bayern ainda contou com a ajuda do goleiro goleiro Zeng Cheng em dois dos três tentos.

A equipe alemã agora espera por Atlético-MG ou Raja Casablanca, que fazem a outra semifinal do Mundial nesta quarta-feira, às 17h30, para conhecer o rival da decisão.

O estádio nacional de Agadir não estava cheio, mas a torcida alemã presente nas arquibancadas ditou o ritmo do jogo. Com muitos cantos de apoio ao time e aos jogadores, os bávaros deram o clima esperado para a equipe triunfar. 

O Bayern simplesmente não deixou o Guangzhou Evergrande jogar. A equipe armada por Guardiola com craques como Thiago Alcântara, Gotze, Ribery, Kroos e Lahn dominou a partida deste o apito inicial.

A primeira vez que o time chinês conseguiu trocar três passar no jogo foi aos 10min da etapa inicial e a posse de bola da Bayern ficou sempre acima dos 70%. Foram 27 finalizações, sendo 13 delas no gol, contra apenas duas erradas do Guangzhou. 

Marcação pressão, desarme e somente o goleiro Neuer no campo de defesa. Esta era a tática alemã para eliminar os chineses. Deu certo. Guardiola ainda optou por poupar os titulares Dante e Muller, mas o time não sentiu a falta deles.

Principal arma dos bávaros, Ribery foi o responsável por criar as jogadas de ataque. Pelo lado esquerdo, o camisa 7 chamava o jogo e dava muito trabalho à defesa adversária.

A pressão alemã, porém, parou duas vezes na trave do goleiro Zeng Cheng em arremates de Thiago Alcântara e Kroos, além de defesas confusas do camisa 19 do Guangzhou.

Grande esperança do time chinês, o trio formado pelos brasileiros Elkeson e Muriqui e o argentino Conca pouco apareceu. O Guangzhou tentava sair em velocidade, mas sem levar perigo. Tanto que Neuer não fez nenhuma defesa durante os primeiros 45 minutos.

O gol demorou, mas saiu. E logo em dose dupla em um intervalo de apenas quatro minutos. Aos 39min, Ribery bateu bonito de canhota e contou com a ajuda de Zeng para abrir o placar. Aos 43, Mandzukic cabeceou firme e ampliou.

A etapa final começou com a grande chance do Guangzhou na partida, mas Muriqui perdeu velocidade e desperdiçou chance na cara de Neuer. Em situação bem mais complicada, com marcador a frente, Gotze arriscou de fora da área, contou com desvio e nova falha do goleiro Zeng para fazer o terceiro.  

No embalo da torcida, que não parava um minuto sequer, o Bayern não diminuiu o ritmo mesmo com a vantagem no placar, mas o goleiro chinês resolveu trabalhar e fez duas grandes defesas em chutes de Gotze. O time ainda acertou a trave outras duas vezes, com Ribery e Gotze.

O Guangzhou até encontrou mais espaços no contra-ataque, mas não conseguiu nem marcar o gol de honra. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos