Mundial de 2013 é a edição com maior média de gols na era Fifa

Do UOL, em São Paulo

O Mundial de Clubes de 2013 se tornou o maior em médias de gols desse torneio desde que a Fifa assumiu a organização da competição. Com a vitória do Bayern por 2 a 0, a competição desta temporada superou o campeonato de 2010.

Durante o Mundial deste ano, as redes foram balançadas 28 vezes em oito partidas, uma média de 3,8 tentos por jogo. Em 2010, na competição que teve a Inter de Milão como campeã, foram 27 gols, 3,375 por duelo.

Coincidentemente, a competição de 2010 também não aconteceu no Japão. O Mundial daquele ano foi disputado nos Emirados Árabes. Outra semelhança é que o torneio teve a eliminação de um brasileiro nas semifinais para um africano, o Inter perdeu para o Mazembe.

Em números absolutos, apenas a competição de 2000, disputada no Brasil, teve mais gols que a edição de 2013. Mas, como teve mais partidas, a média daquele torneio ficou em 3,07 por jogo.

Em 2013, o Raja Casablanca, vice-campeão, foi o time que mais fez gols. Foram sete ao longo da competição, sendo o Atlético-MG, na semifinal, sua maior vítima.

Em 2010, a Inter de Milão, o Al-Wahda e o Seongnam foram os responsáveis pela boa média marcando seis vezes cada um.

Dos torneios mundiais organizados pela Fifa, o de 2006, que teve o Inter como campeão, foi a edição com menos gols. Naquela oportunidade, as equipes marcaram apenas 17 vezes.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos