Cidade que recebe Brasil x EUA esquece traumas de bombardeios americanos na Guerra

Thales Calipo

Em Dresden (Alemanha)

  • EFE/Arno Burgi

    Marta aparece em frente à catedral de Dresden, na praça principal da cidade

    Marta aparece em frente à catedral de Dresden, na praça principal da cidade

Localizada no leste da Alemanha, Dresden foi palco de um dos maiores ataques durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, a cidade foi completamente destruída por bombardeios dos norte-americanos, mas agora, 66 anos depois e completamente reconstruída, não demonstra rancor ao receber a seleção dos Estados Unidos, que irá enfrentar o Brasil, neste domingo, às 12h30 (de Brasília), pela Copa do Mundo de futebol feminino.

Pelas ruas, o assunto envolvendo o ataque norte-americano não causa revolta. Os mais jovens, por exemplo, apontam que o ataque, que pelas estimativas mais conservadoras mataram 25 mil pessoas, aconteceu "na época dos avós" e que, agora, não têm qualquer tipo de repulsa aos Estados Unidos.

Em 13 de fevereiro de 1945, os Estados Unidos bombardearam Dresden sob o pretexto de destruir o complexo militar instalado na cidade. Segundo historiadores, no entanto, as bombas arrasaram apenas a área central da cidade, enquanto o alvo inicial não foi afetado.

Após a destruição, os alemães decidiram reconstruir Dresden preservando características socialistas já que, até 1989, a cidade estava na Alemanha Oriental. Alguns marcos, como o Frauenkirche, terminaram de ser restaurados apenas em 2005, mostrando que o trabalho de reerguer o local se estendeu por diversas décadas.

Com os bombardeios no passado, Dresden deve fazer festa e a expectativa é que o estádio Rudolf Harbig receba um grande público para acompanhar o jogo entre Brasil e Estados Unidos. Resta saber para qual das seleções o torcedor alemão, que deve ser maioria na arena, irá apoiar.

UOL Cursos Online

Todos os cursos