Topo

Coritiba corre riscos, mas bate Paranavaí por 3 a 1 e segue invicto e 100%

William conduz a bola, na vitória do Coritiba por 3 a 1 sobre o Paranavaí - Divulgação/Coritiba
William conduz a bola, na vitória do Coritiba por 3 a 1 sobre o Paranavaí Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em Curitiba

01/02/2012 23h56

Com muita dificuldade, o Coritiba manteve sua invencibilidade no Paranaense. Jogando no estádio Waldemiro Wagner, nesta quarta-feira, o time derrotou o Paranavaí por 3 a 1 e manteve a invencibilidade e a campanha 100% no campeonato. Os gols foram marcados por Marcel e William e Renan Oliveira. Rafael Santos, de pênalti, diminuiu para os donos da casa.

O resultado levou o Coxa aos 12 pontos, mas custou-lhe a liderança, que agora é do Cianorte, que goleou o Rio Branco por 7 a 1 e leva vantagem no saldo de gols. O Atlético-PR, com a mesma pontuação, é o terceiro colocado. 

OUTROS RESULTADOS DA 4ª RODADA

Iraty 0 x 0 Corinthians-PR
Atlético-PR 4 x 0 Roma-PR
Londrina-PR 1 x 3 Arapongas
Cianorte x Rio Branco-PR
Toledo-PR 1 x 0 Operário

O jogo

O jogo começou com certo equilíbrio. O Coritiba preenchia os espaços e dificultava as investidas do Paranavaí.

Foi do time da casa, porém, o primeiro lance de perigo do jogo.  Aos 9 minutos, Rafael mandou uma bomba de fora da área, que Vanderlei espalmou com dificuldade.

O Coxa apertou a marcação e passou a chegar ao ataque. O gol saiu aos 22 minutos, após uma boa descida de Tcheco, que obteve um escanteio. O próprio meia cobrou para Pereira cabecear. No rebote do goleiro Serginho, Marcel completou, dentro da pequena área.

Após fazer o gol, o Coritiba reduziu o ritmo e permitiu que o Paranavaí crescesse no jogo. O time do interior passou a chegar com frequência ao ataque, embora criasse poucas chances reais. Na melhor delas, aos 45 minutos, quase empatou: na cobrança de uma falta, a bola passou pela defesa e tocou no pé da trave direita.

O jogo recomeçou quente e com polêmica, na segunda etapa. Aos 2 minutos,  a bola foi cabeceada para o gol do Coritiba e Vanderlei evitou o gol em cima da linha. Na sequência, puxou a bola para dentro do gol. O árbitro, no entanto, mandou o jogo seguir, para protesto dos jogadores do ACP.

O Coritiba não se encontrava e o Paranavaí pressionava, causando apreensão  à  torcida alviverde. Sentindo que o empate estava próximo, o técnico Marcelo Oliveira sacou Tcheco e escalou o volante Júnior Urso. 

Logo após a mudança, saiu o segundo gol coxa-branca. Aos 22 minutos, William, liberado para atacar, avançou pela direita, ingressou na área e mandou um bomba no canto direito. 

O Paranavaí reagiu e diminuiu, aos 32 minutos, após um pênalti cometido por Lucas Mendes. Rafael Santos cobrou e Vanderlei defendeu. O árbitro, porém, viu avanço do goleiro e mandou cobrar novamente. Desta vez, Rafael Santos chutou forte, no meio do gol, e converteu. 

Embora não jogasse bem, o Coritiba ainda chegou ao terceiro gol, aos 49 minutos. Geraldo cruzou da esquerda para Renan Oliveira, que finalizou duas vezes, antes de fechar o placar. 

Paranavaí 1 x 3 Coritiba

Paranavaí
Serginho; Hesdras, Diogo Henrique, Victor e João Paulo; Márcio, Doriva, Ceará (Warley) e Tático (Carlos Alberto); Edenilson e Rafael Santos (Bruno).
Técnico: Itamar Bernardes

Coritiba
Vanderlei, Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; William, Tcheco (Júnior Urso), Rafinha, Davi (Davi), Renan Oliveira; Marcel  (Leonardo).
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 01/01/2012 (quarta-feira)
Local: Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí-PR
Árbitro: Antônio Denival de Morais
Assistentes: Arestides Pereira da Silva Jr. e Maurício José Braga
Cartões amarelos: Vanderlei, Pereira, Júnior Urso (Coritiba) Marcelo (Paranavaí)
Gols:  Marcel, aos 22 min do primeiro tempo. William, aos 22 min; Rafael Santos, aos 32 min; Renan Oliveira, aos 49 min do segundo tempo.