Topo

Coritiba vence Operário, encosta na liderança e esquenta o clássico Atle-Tiba

Jogadores do Coritiba comemoram 1º gol gol contra Operário, feito por Caio Vinícius - Divulgação/Coritiba
Jogadores do Coritiba comemoram 1º gol gol contra Operário, feito por Caio Vinícius Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em Curitiba

19/02/2012 21h24

No único jogo disputado na noite de domingo de Carnaval, no Brasil, o Coritiba fez valer o mando de campo  e passou com tranquilidade pelo Operário, vencendo por 4 a 1, no Couto Pereira. Foi a primeira vitória da equipe alviverde, depois de três empates seguidos. Com isso, voltou a encostar no líder Atlético-PR,  esquentando o clássico Atle-Tiba, marcado para a próxima quarta-feira, na Vila Capanema. 

Beneficiado por tropeços do Cianorte e do principal rival, o time coxa-branca assumiu a segunda colocação, com 21 pontos, ficando apenas um atrás do Atlético, que lidera com 22. Agora, poderá recuperar a liderança, se  vencer o clássico. O Cianorte, também, com 21 pontos, mas com saldo de gols menor, termina a rodada na terceira colocação. 

O Operário terminou a nona rodada em situação difícil. Com 7 pontos, o time é o 10º colocado, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento. 

O jogo

O Coritiba partiu para cima, logo após a saída de bola e, com 3 minutos de jogo, já abriu 2 a 0.
No primeiro minuto, Pereira lançou a bola na área, Jackson ganhou e, na sobra, Caio Vinícus tocou com a perna esquerda no canto direito goleiro Filipe.

Dois minutos depois, o Coxa roubou a bola na defesa e Caio Viníicus lançou Rafinha que tocou para Renan Oliveira. Dentro da área, ele bateu sem defesa no canto esquerdo baixo do goleiro.

Mesmo perdendo, o Operário não saía da defesa e era muito pressionado pelo Coxa, que queria o terceiro. Aos 14, Rafinha quase ampliou ao bater forte e acertar o travessão.

Com ampla superioridade, o Coxa poderia ter “matado” o jogo já no primeiro tempo, mas  não aproveitou as chances criadas e reduziu o ritmo após os 30 minutos. O Operário cresceu nos minutos finais e levou perigo, aos 41 min, quando Ceará dominou na marca do pênalti e bateu para defesa de Vanderlei.

O Coxa tentou repetir a pressão da primeira etapa, no início do segundo tempo e, criando a primeira chance aos aos 2 minutos. Caio Vinícius bateu com efeito, da entrada da área, e mandou perto do gol.

O Operário, porém, voltou com mais apetite e ameaçou, aos 8 minutos. João Paulo recebeu cruzamento da na área e cabeceou para difícil defesa de Vanderlei, que espalmou para escanteio.

A torcida coxa-branca já mostrava alguma impaciência, quando Jackson ampliou. Lincoln cobrou escanteio da direita e o lateral cabeceou firme no canto direito, aos 14 minutos. 

Com o placar definido, o Coritiba tomou conta do jogo e poderia ter construído uma goleada histórica, não fossem as chances desperdiçadas. Somente Caio Vinícius perdeu três oportunidades claras. A goleada, porém, estava desenhada e, aos 40 minutos Gil fez o quarto, pegando um belo chute da entrada da área. 

O Operário diminuiu aos 43 minutos. Wellington invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu cruzado, no canto esquerdo. 

CORITIBA 4 X 1 OPERÁRIO

Coritiba
Vanderlei; Jackson, Pereira (Demerson), Emerson e Lucas Mendes; William (Tcheco), Tcheco, Renan Oliveira  Rafinha (Gil) e Lincoln; Caio Vinícius.
Técnico: Marcelo Oliveira

Operário
Filipe;Jeferson, Renato Saldanha, João Paulo e George (Wellington); Zé Leandro, Marcelo Carvalho e Patrick (Thiago); Ceará, Jocian e Ícaro
Técnico: Lio Evaristo

Data: 19/02/2012 (domingo)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis
Assistentes: Luciano Roggenbaum e Pedro Martinelli Christino
Cartões amarelos: Ícaro, Marcelo Carvalho, (Operário);
Gols: Caio Vinícius, a 1 min; Renan Oliveira, aos 3 min do primeiro tempo. Jackson, aos 14 min; Gil, aos 40 min e Wellington, aos 43 min do segundo tempo.