Topo

Coritiba tem série invicta quebrada pelo Arapongas e se complica no returno

Tiago Adan, do Arapongas (esq), disputa com Gil do Coritiba, no jogo disputado neste domingo - Divulgação/Coritiba
Tiago Adan, do Arapongas (esq), disputa com Gil do Coritiba, no jogo disputado neste domingo Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em Curitiba

25/03/2012 18h01

Caiu o último invicto do Campeonato Paranaense. Jogando um péssimo futebol, o Coritiba foi derrotado por 2 a 0 pelo Arapongas, neste domingo, fora de casa, se complicou na disputa pelo título do returno  e pode estar dando adeus ao sonho do tricampeonato. O revés encerrou uma invencibilidade de 17 jogos no ano e de 48 nos dois últimos Estaduais.

O resultado fez  o Coxa se distanciar do Londrina, que venceu o Iraty por 4 a 0, neste domingo, e se isolou na liderança, com 15 pontos, contra 12 do time alviverde. Na próxima quarta-feira, os dois se enfrentam no Couto Pereira e o Coritiba precisará vencer e tirar uma diferença de saldo de gols, 15 contra 6, para chegar ao primeiro lugar. 

O jogo

O Arapongas surpreendeu o Coritiba no início do jogo, impondo um ritmo forte e, logo aos 4 minutos, já estava vencendo o confronto.

Em um boa jogada pela esquerda, Tiago Adan recebeu dentro da área, cortou Pereira e bateu sem defesa, no contrapé de Vanderlei.

O Coxa tentou reagir, mas fez muito pouco para chegar ao empate. Errando muitos passes, o time não conseguia concluir as jogadas de ataque e dava chances para velozes contra-ataques do adversário. 

Um dos poucos lances de perigo criado pelos visitantes aconteceu aos 14 minutos, quando Gil bateu forte da entrada da área e obrigou o goleiro Vitor a espalmar para escanteio.

No restante da etapa, o Coritiba teve mais posse de bola, mas enormes dificuldades para penetrar na área do Arapongas. A atuação da equipe irritou o técnico Marcelo Oliveira. "Temos que passar um borracha neste primeiro tempo. Foi ridículo", criticou. 

O técnico só não imaginava que o segundo tempo pudesse ser ainda pior. Mesmo com a entrada de Geraldo, no lugar de Renan Oliveira, o time não melhorou e se complicou de vez com a expulsão de Emerson, aos 19 minutos. Nervoso, o zagueiro reclamou  após receber o cartão amarelo e acabou excluído do jogo.

Desarticulado, o Coxa partiu com tudo para o ataque e acabou tomando o segundo gol em um contra-ataque, aos 23 minutos.  Léo Itaperuna ganhou de Pereira na entrada da área, partiu livre e bateu forte na saída da Vanderlei. 

Com o gol, o Arapongas se tranquilizou e assumiu o controle da partida. Nos últimos minutos, o time da casa  passou a tocar a bola, levando a torcida a gritar olé. 

ARAPONGAS 2 X 0 CORITIBA

Arapongas
Vitor; Maicon (Cafu), Douglas, Neto Gaúcho e Edinho; Fabinho, Luís Mário, Sandro e Marcos Tora (Edmílson); Léo Itaperuna e Tiago Adan (Fagner).
Técnico: Darío Pereyra

Coritiba
Vanderlei; Jonas, Emerson, Pereira e Lucas Mendes (Eltinho); Júnior Urso, Gil, Renan Oliveira (Geraldo) e Lincoln (Caio Vinícius); Anderson Aquino e Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 25/03/2012 (domingo)
Local: Estádio dos Pássaros, em Arapongas-PR
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Assistentes: Adair Carlos Mondini e Daniel Cotrim de Carvalho
Cartões amarelos: Gil, Júnior Urso, Emerson (Coritiba);
Cartão vermelho: Emerson
Gols: Tiago Adan, aos 4 min do primeiro tempo; Léo Itaperuna, aos 23 min do segundo tempo.