Topo

Zagueiros resolvem, Coritiba vence Rio Branco em Paranaguá e lidera o returno

Emerson  e Demerson (centro) marcaram os dois gols da vitória sobre o Rio Branco - Divulgação/Coritiba
Emerson e Demerson (centro) marcaram os dois gols da vitória sobre o Rio Branco Imagem: Divulgação/Coritiba

Do UOL, em Curitiba

01/04/2012 18h00

Os zagueiros salvaram o Coritiba neste domingo, diante do Rio Branco. Com gols de Emerson e Demerson, de cabeça, o time alviverde derrotou a equipe de Paranaguá por 2 a 1 e assumiu a liderança isolada do segundo turno do Paranaense, beneficiado pelo tropeço do Londrina, que empatou por 1 a 1, em casa, com o Toledo, também neste domingo.

O Coxa termina a sétima rodada com 18 pontos, dois à frente do time londrinense e do Atlético-PR, que venceu o Iraty por 3 a 0 no sábado e encostou. 

A vitória, porém foi difícil. O Coritiba abriu o placar no primeiro tempo, com Emerson, mas o Rio Branco empatou no final. O gol da vitória só aconteceu aos 31 minutos da segunda etapa. 

O jogo

O Coritiba saiu para o jogo nos primeiros minutos, fazendo marcação no campo de ataque. A primeira chance de gol só apareceu aos 17 minutos, quando Gil avançou pela esquerda e bateu cruzado. O chute saiu forte e cruzou a área pequena e por pouco Geraldo não alcançou.

O lance mais agudo, antes dos 30 minutos, foi do Rio Branco. Aos 29 minutos, após uma cobrança de falta, Rafael Bonfim desviou de cabeça, Vanderlei fez grande defesa embaixo e a bola tocou no travessão.

O Coxa tinha dificuldades para penetrar com bola dominada e, mais uma vez, a bola parada foi a arma do time para chegar ao gol. Aos 36 minutos, Tcheco cobrou escanteio da esquerda e Emerson cabeceou no canto esquerdo, fazendo seu sétimo gol no campeonanto.

O empate do Rio Branco aconteceu também em um lance de bola parada, aos 41 minutos. Serginho Catarinense cobrou falta da meia esquerda, a bola foi desviada de cabeça e Vanderlei fez defesa parcial. No rebote, o zaguero Rafael Bonfim, que pertende ao Coritiba, empurrou para as redes.

No segundo tempo, o Coritiba buscou mais o ataque, embora continuasse com dificuldades para concluir as chances criadas. O primeiro lance perigoso aconteceu aos 10 minutos, em um chute de fora da área, de William, que Felipe desviou para escanteio.

O Coxa apertava e novamente chegou, aos 16 minutos, com Rafael Silva, que havia substituído Jonas. Ele penetrou pela direita e soltou a bomba. Felipe novamente defendeu.

O gol da vitória aconteceu, novamente, de uma bola parada e marcado por um zagueiro.Numa repetição do primeiro gol, Tcheco cobrou escanteio da esquerda e Demerson desviou na primeira trave. A bola entrou no canto direito. 

O Rio Branco tentou pressionar nos minutos finais, mas o Coritiba soube se defender e não correu nenhum risco de ceder o empate.

RIO BRANCO 1   X 2  CORITIBA

Rio Branco
Felipe; Goiano, Rodrigo, Rafael Bonfim e Nakata (Erlon); Peu, Duda, Serginho Catarinense e Renan Meduna (Júnior Melo); Gílson e Wanderson
Técnico: Alan Aal

Coritiba
Vanderlei; Jonas (Rafael Silva), Demerson, Emerson e Eltinho; William, Gil, Tcheco  e Lincoln (Everton Ribeiro); Anderson Aquino e Geraldo (Emerson Santos).
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 31/03/2012 (domingo)
Local: Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Moisés Aparecido de Souza
Cartões amarelos: Jonas; Erlon
Gols: Emerson, aos  36 min; Rafael Bonfim, aos 41 min do primeiro tempo. Demerson, aos 31 min do segundo tempo.