Topo

Atlético-PR e Coritiba empatam clássico na Vila e dependem de vitória no 2º jogo

Deivid, do Atletico-PR, disputa com Roberto, do Coritiba, no clássico que acabou igual - Heuler Andrey/DiaEsportivo/AGIF
Deivid, do Atletico-PR, disputa com Roberto, do Coritiba, no clássico que acabou igual Imagem: Heuler Andrey/DiaEsportivo/AGIF

Do UOL, em Curitiba

06/05/2012 18h01

Terminou tudo igual no primeiro Atle-tiba das finais do Paranaense. O jogo disputado na Vila Capanema, neste domingo, terminou empatado por 2 a 2 e deixou a disputa pelo título aberta. No segundo jogo, uma vitória para qualquer um dos lados garante o campeonato. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

O classico foi bastante movimentado. O Coxa saiu na frente, com gol de Everton Ribeiro, mas o Atlético empatou, ainda no primeiro tempo, com Bruno Mineiro e virou na início da segunda etapa, com Ligüera. O time alviverde buscou o empate aos 35 minutos finais, com Anderson Aquino.

A segunda partida acontece no próximo domingo, às 16h, no Couto Pereira e o vencedor fica com o título. 

O jogo

O jogo começou movimentado, com as duas equipes procurando o ataque e chegando com perigo na área.

A primeira chance real foi do Atlético, aos 15 minutos. Bruno Furlan aproveitou falha de Lucas Mendes e ficou livre. Ele tentou tocar por cobertura, mas Vanderlei fez grande defesa e salvou o Coxa. 

O gol do Coritiba surgiu de uma jogada pessoal de Everton Ribeiro, que carregou sem ser combatido desde a intermediária e bateu cruzado, da entrada da área, no canto direito de Vinícius. 

O Atlético se aproveitou de uma falha da defesa coxa-branca para chegar ao empate, aos 23 minutos. Os zagueiros se atrapalharam na entrada da área e a bola sobrou para Ligüera, que cruzou. Bruno Furlan bateu mascado, mas Bruno Mineiro aproveitou a sobra para tocar no canto direito. 

O Atlético partiu para a pressão no início do segundo tempo. O Coritiba tinha dificuldade para sair de sua defesa e errava passes, quando tentava o contra-ataque. 

Aos 9 minutos, Ricardinho arriscou o chute da intermediária, Vanderlei tentou abafar mas soltou a bola no pé de Ligüera, que dividiu com o goleiro e empurrou para o gol. 

Com o gol, o técnico Marcelo Oliveira abandonou qualquer preocupação defensiva, tirou os dois volantes,  e escalou dois atacantes, Aquino e Marcel, e ainda trocou Lincoln por Renan Oliveira. 

Mesmo assim, o Atlético esteve próximo do segundo gol, aos 20 minutos, quando Taiberson bateu de curva, de fora da área, e acertou o travessão. 

O Atlético recuou e passou a ser fortemente pressionado. Embora encontrasse dificuldade para penetrar na área,  o Coxa acabou chegando ao empate, aos 35 minutos. Após um bate rebate, na entrada da área, a bola sobrou para Anderson Aquino, que bateu colocado no canto esquerdo. 

Os atleticanos saíram reclamando de um pênalti, numa disputa entre Lucas Mendes e Zezinho. O Coxa também reivindicou uma mão na bola, dentro da área, em um cruzamento da direita. 

ATLÉTICO-PR 2 X 2 CORITIBA

Atlético-PR

Vinicius, Pablo, Manoel, Bruno Costa e Héracles; Deivid, Paulo Baier e Martin Ligüera (Renan Oliveira) ; Bruno Furlan (Taiberson), Bruno Mineiro,  e Ricardinho (Zezinho)
Técnico: Juan Ramon Carrasco

Coritiba
Vanderlei; Gil, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Júnior Urso (Marcel), Djair (Anderson Aquino), Tcheco, Lincoln (Renan Oliveira) e Everton Ribeiro;  Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 06/05/2012 (domingo)
Local: Estádio Durival de Britto e Silva, em Curitiba
Árbitro: Evandro Rogério Roman.
Assistentes: José Carlos Dias Passos e Moisés Aparecido de Souza.
Público: 8.460 pagantes
Renda: R$ 146.090
Cartões amarelos:
Gols: Everton Ribeiro, aos 19min; Bruno Mineiro, aos 23 min do primeiro tempo. Liguera, aos 9 min; Anderson Aquino, aos 35 min do segundo tempo.