Topo

Londrina recupera pontos perdidos. Julgamento final pode até parar Estadual

Londrina recuperou os pontos perdidos pela escalação irregular de Germano - Robson Vilela/Londrina
Londrina recuperou os pontos perdidos pela escalação irregular de Germano Imagem: Robson Vilela/Londrina

Do UOL, em São Paulo

18/03/2016 11h17

O Londrina conseguiu recuperar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na última quinta-feira, os seis pontos que havia perdido no Campeonato Paranaense por conta da escalação irregular do volante Germano, ainda na primeira rodada do Estadual, na vitória de 2 a 0 sobre o PSTC. A decisão é temporária, já que haverá o julgamento final no dia 31 de março.

A data do novo julgamento do STJD, porém, pode acabar paralisando o Estadual. Os primeiros jogos das quartas de final estão marcados para o dia 3 de abril, um domingo, e segundo o Estatuto do Torcedor, um jogo precisa ser homologado com pelo menos 72 horas de antecedência. Ou seja. Não haveria tempo suficiente entre o novo julgamento e as primeiras partidas do mata-mata.

“Quando falei que podia ter problemas, riram de mim. Está aí o problema feito. Na prática, a Federação não poderá, até o julgamento do recurso, dizer quais serão os emparceiramentos do mata-mata, pois não sabe a posição do Londrina”, disse o advogado do Londrina, Domingos Moro, ao jornal Gazeta do Povo. Ele ainda falou sobre a chance de a decisão ser mantida.

“Não quero dizer que com o efeito suspensivo ganharemos o processo, mas é um indício de que viram um pouco de razão na nossa defesa, diferente dos julgamentos aqui [no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná], onde fomos alvo de escárnio”, acrescentou o advogado.

Entenda o caso

No ano passado, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paranaense, contra o Coritiba, Germano foi acusado de agredir o lateral Norberto. Ele foi julgado já depois do fim da competição e punido com um jogo de suspensão, que deveria ser cumprido justamente na primeira rodada do campeonato deste ano. O que acabou não acontecendo.

Germano entrou normalmente em campo e atuou durante os 90 minutos, ajudando o Londrina na vitória de 2 a 0 sobre o PSTC Procopense. No julgamento, a defesa do Londrina alegou que o clube não foi notificado de forma oficial da suspensão de Germano, argumento este não aceito pelo TJD-PR. Com isso, o Londrina acabou recorrendo ao STJD.

Na última quinta-feira, o STJD concedeu o efeito suspensivo e devolveu, ao menos temporariamente, os seis pontos ao Londrina. Assim, o time passaria a somar 17 na tabela de classificação, ultrapassando Atlético-PR e Coritiba e assumindo o terceiro lugar. O STJD, porém, pede que a tabela não seja alterada até o julgamento final.