Topo

Coritiba faz 4 no 1ºT, massacra o Cascavel e encaminha vaga para a semi

Do UOL, em Santos (SP)

02/04/2017 17h52

Só um milagre tira o Coritiba das semifinais do Campeonato Paranaense. Mesmo jogando fora de casa, o time alviverde goleou o Cascavel por 5 a 0 na tarde deste domingo (2), no primeiro duelo das quartas, e praticamente encaminhou a vaga para a próxima fase do Estadual.

Com o resultado, o Coritiba pode até perder o jogo de volta por quatro gols de diferença que ainda assim irá à semifinal. O duelo está marcado para o próximo domingo, dia 9, no Couto Pereira.

Um dos principais reforços para a temporada, Anderson participou dos dois primeiros gols do Coritiba. Aos 9min, ele cobrou escanteio para Walisson Maia dividir com o goleiro e, de cabeça, abrir o placar. Já aos 23min, ele mesmo marcou, após chute colocado de esquerda de fora da área.

Com o jogo nas mãos, o Coritiba ainda fez mais dois no primeiro tempo. Aos 30min, Kleber recebeu cruzamento de Iago e finalizou de peixinho para marcar seu sexto gol no Campeonato Paranaense – ele é artilheiro isolado da competição. Quatro minutos depois, William Matheus recebeu de Alan Santos pela esquerda e encheu o pé. 4 a 0.

No segundo tempo, ainda teve tempo para mais um, aos 38min. E mais uma vez com a participação de Anderson. Ele rolou para Neto Berola, que dez minutos depois de entrar em campo fechou a conta no estádio Olímpico Regional. Berola, aliás, pode ter feito o sexto do Coxa, mas desperdiçou cobrança de pênalti.

Rodada pode não ter valor

Vale lembrar que a rodada deste domingo pode não ter valor. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acolheu no último sábado (1) o pedido de reconsideração do Toledo sobre o Caso Getterson, envolvendo o J. Malucelli. Ronaldo Piacente, presidente do STJD, pediu para que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) não homologue os resultados das partidas entre Londrina x J. Malucelli, mas deixou em aberto os demais confrontos.

Desta forma, ficam duas interpretações sobre o que pode vir a seguir. Em um julgamento futuro no STJD, caso o J. Malucelli perca os 16 pontos, com as demais partidas homologadas, o Jotinha seria eliminado e o Londrina seguiria na competição. Porém, pelo regulamento, o J. Malucelli já é pelo menos o oitavo colocado, o que pode gerar outra discussão sobre o rebaixamento - objetivo do Toledo, penúltimo colocado no geral.

Outra interpretação pode obrigar a FPF a refazer todas as partidas com a nova classificação e novos confrontos, com a entrada do Rio Branco na oitava posição. Os jogos então seriam entre: Paraná x Rio Branco, Coritiba x Atlético, Cianorte x Cascavel e Londrina x Prudentópolis.

Procurada pelo UOL Esporte, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) disse que só se manifestará sobre o caso depois de intimada, o que deve acontecer apenas nesta segunda (3).

Outros resultados

Atlético-PR 1 x 0 Paraná (leia mais)
Londrina 1 x 3 J. Malucelli
Prudentópolis 0 x 2 Cianorte