Topo

Atlético-PR conquista 1ª vitória em estreias de "alternativos"; veja gols

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

22/01/2018 11h56

Desde 2013, quando pela primeira vez a atual diretoria do Atlético Paranaense decidiu levar a campo um time alternativo para o campeonato estadual, a vitória sobre o Maringá por 2 a 1 no último sábado foi a primeira em uma estreia neste padrão. Nos anos anteriores, exceto quando consagrou campeão em 2016 e colocou o time principal na estreia (2 a 0 sobre o Operário), só empates.

Naquele ano, o então técnico Paulo Autuori decidiu escalar os principais jogadores, uma vez que o clube não tinha Libertadores ou competições amistosas marcadas, como nas demais temporadas em questão. Alternou a equipe em poucas ocasiões e chegou à decisão contra o Coritiba, consagrando-se campeão.

Mas em 13, 14, 15 e 17, o time Sub-23 (agora renomeado para “Aspirantes”, com a presença de atletas mais experientes), só empates, até esse duelo com o Maringá (confira abaixo).

“Foi um bom teste de fogo. A gente conseguiu, com paciência, ser premiado com gol. A construção do gol foi coletiva, que gera uma falta, e a gente foi abençoado aí com essa bola que entrou”, disse o técnico Tiago Nunes. O volante Deivid (29 anos) e o brasileiro naturalizado austríaco Felipe Dorta (21) fizeram os gols atleticanos; Bruno Batata havia empatado para o Maringá.

Sobre a relação entre o elenco de aspirantes e o principal, Nunes explicou: “A gente vai ter que pensar jogo a jogo, estamos construindo isso com o Diniz ainda. A gente está fazendo uma mescla de jogadores indo e vindo das duas categorias. Ele não definiu exatamente o grupo que vai ficar na categoria principal.”

As estreias do Atlético nas temporadas com Sub-23 (elenco principal entre parênteses):

2013 – 1 a 1 Rio Branco (6 a 2 no Ludogoretz Rasgrad-BUL pela Marbella Cup)
2014 – 0 a 0 Prudentópolis (1 a 2 com Sporting Cristal-PER pela Libertadores)
2015 – 0 a 0 Cascavel (0 a 2 Benfica Luanda-ANG pela Marbella Cup)
2017 – 1 a 1 Rio Branco (1 a 0 Millonarios-COL pela Libertadores)