Topo

Atlético-PR fará os dois clássicos fora de seu estádio; Federação comenta

Arena da Baixada pode não receber clássicos no Estadual 2018 - Site Oficial CAP
Arena da Baixada pode não receber clássicos no Estadual 2018 Imagem: Site Oficial CAP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

22/01/2018 18h21

Nesta quarta-feira (24), às 20h, o Atlético Paranaense irá até a Vila Capanema encarar o Paraná Clube no primeiro dos dois clássicos garantidos no Estadual 2018. A tabela, entretanto, não dará ao Furacão o direito de receber nenhum dos seus principais adversários no Paranaense em casa: o duelo com o Coritiba também será longe da Arena, dia 4, no Couto Pereira, ambos pela Taça Dionísio Filho, o primeiro turno.

Para receber algum de seus rivais citadinos em casa, o Atlético precisará contar com o cruzamento nas semifinais ou finais dos turnos, desde que tenha melhor campanha. Em litígio com a Federação Paranaense, o Atlético inscreve desde 2013 uma equipe alternativa para o campeonato.

Questionado se havia alguma razão para que a tabela não permitisse que o clube tivesse garantido ao menos um jogo em seu estádio, o presidente da FPF, Helio Cury, não apontou: “Nenhuma. No ano passado, teve alguma outra situação diferente pra ele. Ano passado me parece que fez os dois em casa, não?”

Em 2017 o Atlético encarou o Coritiba na Arena e o Paraná na Vila, na fase de classificação, com outro regulamento. No ano anterior, os jogos também seguiram estes mandos. E em 2015 o time visitou o Coritiba e recebeu o Paraná. Informado, Cury disse que a tabela não leva em consideração esse equilíbrio específico.

“É baseado em vários fatores, como os três não poderem jogar no mesmo dia em Curitiba. Se o time vem de fora, já tem que montar pra ir a Paranaguá na rodada seguinte. O departamento faz, tenta ver negócio de despesa, tenta equilibrar. Na hora de conciliar dá problema, não tem como”, admitiu, para depois falar da competitividade: “Eu não vejo muito problema, por que você tem um campeonato que classificam dois. Teoricamente, tem uma visão, eu acho que vai ter mais equilíbrio. Mas aparentemente vai ter outros clássicos. Não tem nada contra o Atlético. Esse negócio de tabela é relativo. Tem muito equilíbrio nos jogos.”

Por outro lado, será o Paraná quem fará os dois clássicos garantidos que terá na competição com seu mando de campo. No dia 3 de março, já pela Taça Caio Júnior, receberá o Coxa na Vila Capanema.

Procurado, o Atlético não quis comentar a confecção da tabela.