Topo

Paulista - 2019

Palmeiras tem reunião na próxima semana para definir venda de Vinícius para Espanha

Vinícius deve ter poucas chances no ataque do Palmeiras caso fique no Brasil - Nelson Almeida/UOL
Vinícius deve ter poucas chances no ataque do Palmeiras caso fique no Brasil Imagem: Nelson Almeida/UOL

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

19/01/2012 12h44

Palmeiras e DIS terão um encontro na próxima semana para definir o futuro de Vinícius. O atacante recebeu uma proposta do futebol espanhol e, caso aceite a proposta, não deve encontrar dificuldades para receber a liberação do clube brasileiro, ainda mais com a chegada confirmada de Hernán Barcos, fato que diminuiria as chances de que ele seja aproveitado em 2012.

Em junho do ano passado, a Udinese, da Itália, ofereceu R$ 3,5 milhões para ter o jogador, mas a proposta foi recusada pelo Palmeiras, que detém 80% dos direitos econômicos do atleta. Os outros 20% são divididos entre um empresário e o próprio DIS.

Com contrato vencendo em setembro, o atleta precisaria se apresentar à agremiação europeia em julho e já poderia assinar o pré-contrato em março, sem dar lucros ao Palmeiras. A princípio, a vontade do jogador de 18 anos era ficar no Brasil, para tentar uma vaga na seleção sub-20 em 2013, quando estão marcadas as disputas do Mundial, na Turquia, e do Sul-Americano, na Argentina.

Vinícius tem 34 jogos e apenas um gol com a camisa do Palmeiras, mas já faz parte da história do clube. Ele é o segundo jogador mais jovem que balançou as redes pela equipe profissional do Palestra Itália, quando o atacante fez seu tento diante do Noroeste com 17 anos, em março de 2011. Ele fica atrás só de Mazzola, que fez um gol contra o Catanduva, em 1956, também com 17 anos, mas com cerca de um mês de idade a menos.

Além do fato histórico, Vinícius também foi pivô da briga que veio à tona no ano passado, entre DIS e Palmeiras. Na ocasião, no entendimento de Felipão, o grupo de empresários estava forçando uma valorização do jogador. Por causa disso, Tinga, que também pertence ao braço esportivo do grupo Sonda, foi afastado e chegou a chorar em público e pedir para sair.