Topo

Paulista - 2019

Com Tite, Corinthians vence 63% dos jogos por um gol de diferença e faz torcida sofrer

Das 68 vitórias de Tite no Corinthians, 43 ocorreram por um gol de vantagem - Flávio Flórido/UOL Esporte
Das 68 vitórias de Tite no Corinthians, 43 ocorreram por um gol de vantagem Imagem: Flávio Flórido/UOL Esporte

Carlos Padeiro

Do UOL, em São Paulo

21/02/2012 06h00

Segundo treinador que mais comandou o Corinthians neste século, atrás apenas de Mano Menezes, Tite tem como marca registrada vitórias apertadas. Nas duas passagens pelo clube, o gaúcho de 50 anos obteve 43 triunfos por um gol de diferença.

Tite já ganhou 68 vezes à frente do Timão, sendo que 25 foram por dois ou mais gols de diferença. Portanto, 63,3% das vitórias aconteceram pela vantagem mínima no placar.

Na conquista do pentacampeonato Brasileiro em 2011, dos 21 triunfos apenas quatro ocorreram por dois ou mais gols de diferença (5 a 0 no São Paulo, 2 a 0 no Botafogo, 3 a 0 no Atlético-GO e 2 a 0 no Fluminense).

Neste início de temporada, a rotina tem sido a mesma. A equipe alvinegra ganhou seis partidas no Paulista, sendo cinco por um gol de vantagem. A única vitória mais tranquila foi o 2 a 0 sobre o Guaratinguetá, na segunda rodada.

Outros dois treinadores que tiveram vida longa no clube no século 21, Mano e Carlos Alberto Parreira não fizeram a torcida sofrer tanto. Dos 103 triunfos que Mano somou no Corinthians, 46 foram por um gol de diferença (44,6%); já Parreira conquistou 36 resultados positivos, sendo 19 pela vantagem mínima no placar (52,7%).

Questionado sobre a fama de retranqueiro que recebe de parte da torcida, Tite se defendeu e apontou números do título brasileiro.

“O que penso de futebol é equilíbrio. É defender forte, ser competitivo, aliás essa é a cara do Corinthians, para jogar tem que sujar o calção, o técnico tem que ser vibrante, enérgico, pilhado. E da mesma  forma tem que ter qualidade para jogar. Ganhamos 21 partidas no Brasileiro. Teve um torcedor que me disse: 'não estamos acostumados a disputar um campeonato de 38 rodadas e ficar 27 na liderança'”, declarou ao UOL Esporte.