Topo

Paulista - 2019

Tite opta por Danilo para ser capitão do Corinthians e Chicão é preterido

Em alta com Tite, Danilo é elogiado por sua frieza em campo e vira capitão - Leandro Moraes/UOL
Em alta com Tite, Danilo é elogiado por sua frieza em campo e vira capitão Imagem: Leandro Moraes/UOL

Carlos Padeiro

Do UOL, em São Paulo

21/02/2012 20h00

Na ausência de Alessandro, Tite escolheu o meia Danilo para ser o capitão do Corinthians durante a partida desta quarta-feira, contra a Portuguesa, às 22h, no Pacaembu. Dessa forma, o zagueiro Chicão, que usou a faixa durante boa parte do último Campeonato Brasileiro (até ser sacado da equipe titular), acabou preterido.

Em setembro de 2011, Chicão perdeu a titularidade para Paulo André na véspera do clássico contra o São Paulo e pediu para deixar a concentração e não ficar no banco de reservas. O fato irritou o treinador e principalmente o ex-presidente Andrés Sanchez.

Na ocasião, Alessandro herdou o posto de capitão. Durante a festa do título brasileiro, em dezembro, convidou o colega de elenco para erguerem juntos o troféu.

Neste início de 2012, o camisa 3 recuperou o seu espaço por conta de uma cirurgia no joelho de Paulo André. Desde a segunda rodada do Paulista, ele tem sido o parceiro de zaga de Leandro Castan.

Tite elogiou a frieza de Danilo em campo e afirmou que a liderança em campo tem que ser dividida entre os mais experientes do elenco.

“Temos oito tipos de liderança, a técnica, a de alguém que se expressa com melhor qualidade. Cada um tem a sua responsabilidade. Os mais experientes têm que ser exemplo aos mais jovens. Se eu pudesse, daria uma braçadeira para cada um.”