Topo

Paulista - 2019

Palmeiras pode igualar série invicta de 1998, mas vive jejum contra o Corinthians no Pacaembu

No ano passado, as partidas entre Palmeiras e Corinthians tiveram discussões - Almeida Rocha/Folhapress
No ano passado, as partidas entre Palmeiras e Corinthians tiveram discussões Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

23/03/2012 06h00

Em 1998, o elenco do Palmeiras comandado por Luiz Felipe Scolari tinha nomes como Zinho, Paulo Nunes e Roque Júnior e alcançou uma série de 23 partidas sem derrotas. No domingo, esta invencibilidade pode ser igualada pelo time deste ano, mas para isso Valdivia, Daniel Carvalho e Barcos precisarão conviver com um incômodo tabu que pode completar 17 anos em 2012. O alviverde não vence o Corinthians no Pacaembu, desde setembro de 1995.

ÚLTIMOS JOGOS NO PACAEMBU

DATARESULTADO
27/01/00Corinthians 2 x 1 Palmeiras
31/01/10Corinthians 1 x 0 Palmeiras
01/08/10Palmeiras 1 x 1 Corinthians
24/10/10Corinthians 1 x 0 Palmeiras
05/02/11Palmeiras 0 x 1 Corinthians
01/05/11Palmeiras 1 x 1 Corinthians
04/12/11Corinthians 0 x 0 Palmeiras

EM SETEMBRO DE 1995, O PALMEIRAS VENCEU PELA ÚLTIMA VEZ NO PACAEMBU

PALMEIRASCORINTHIANS
Velloso
Antônio Carlos
Cléber
Cafu
Índio
Amaral
F. Conceição
Mancuso
Edílson
Müller
Nílson
Wílson
Célio Silva
André Santos
Silvinho
Vítor
Ezequiel
Marcelinho C.
Elivélton
Zé Elias
Serginho
Fabinho

Um empate já serve para o Palmeiras igualar a série e manter a ponta do Paulista, mas neste período isto ocorreu apenas três vezes em sete partidas realizadas no estádio municipal. Nas outras quatro, vitória corintiana.

O último trunfo palmeirense no Pacaembu aconteceu no Brasileirão de 1995, quando o time, então comandado por Carlos Alberto Silva, derrotou o rival, com gols de Muller e Antônio Carlos, ambos já aposentados da vida de atleta.

Depois disso, a maioria das vitórias palmeirenses aconteceu no Morumbi e no Prudentão, em Presidente Prudente. Desta vez, os dois times apresentam ótima fase, fato que não aconteceu em outras oportunidades.

Fora do último duelo, após perder a posição em 2011 para Paulo André, Chicão voltará a ser titular no clássico e prega respeito ao rival. “A equipe do Palmeiras vem jogando muito bem. Muitos falavam que só tinha a bola parada, mas não é bem assim. Estão trabalhando, tem jogador finalizando bem, vamos respeitar”.

"Não tem essa em clássico. No primeiro turno do Brasileiro de 2011, o Corinthians era um dos melhores e o Palmeiras ganhou. Em clássico muda tudo, são 11 contra 11", endossou o coro do respeito, o meia Valdivia, ressaltando, porém que não quer perder a invencibilidade para o maior rival.

“Vai ser um clássico legal, muito bom para quem estiver do lado de fora e para quem for jogar. O Corinthians está na Libertadores, e nós estamos em uma série invicta, não queremos perder diante deles”.

A última vez que o Palmeiras perdeu foi no Brasileirão do ano passado, quando foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 0 na Arena Barueri.

“São duas grandes equipes, de muita qualidade e que estão atuando bem na temporada. Acho que é 50% para cada lado, não tem favorito. Trata-se de um clássico e todos sempre esperam uma grande partida", resumiu Felipão.