Topo

Paulista - 2019

Vacilos na reta final podem provocar clássico Santos e Palmeiras nas quartas do Paulistão

Técnicos de Santos e Palmeiras, Muricy e Felipão podem se encontrar nas quartas - Montagem com fotos de Toshifumi Kitamuri/AFP e Rodrigo Paiva/UOL
Técnicos de Santos e Palmeiras, Muricy e Felipão podem se encontrar nas quartas Imagem: Montagem com fotos de Toshifumi Kitamuri/AFP e Rodrigo Paiva/UOL

Do UOL, em São Paulo

09/04/2012 06h02

Os quatro grandes do Estado caminhavam para terminar a primeira fase do Paulista de forma hegemônica. Mas um vacilo de Santos e Palmeiras, que perderam seus jogos na penúltima rodada, pode provocar um clássico entre as duas equipes já nas quartas de final.

VEJA A BRIGA NA TABELA DO PAULISTÃO

 TimesPts
São Paulo43
Corinthians43
Santos36
Guarani36
Palmeiras35
Mogi-Mirim34

O Santos começou a rodada com todas as chances de se consolidar na terceira colocação atrás de São Paulo e Corinthians. Mas perdeu de virada para o São Caetano por 2 a 1 e ficou com 36 pontos. Já o Palmeiras acabou derrotado para o Guarani por 3 a 1 e foi fundamental para embolar a tabela, ficando com apenas 35 pontos em quinto.

Os resultados deixaram a zona de classificação embolada. Apenas dois pontos separam o terceiro do sexto colocado. Por isso, várias combinações podem fazer com que os dois grandes do estado se enfrentem no confronto 3º x 6º ou 4º x 5º.

O Santos tem grandes chances de terminar a fase classificatória em terceiro, já que jogará com o time titular diante da Catanduvense, em plena Vila Belmiro. O vice-lanterna entra em campo sem chances de alcançar o XV de Piracicaba, primeiro fora da zona de degola, e está rebaixado.

Na teoria, o Palmeiras também não tem tarefa complicada na última rodada. Os comandados de Luiz Felipe Scolari enfrentam o Comercial, lanterna do torneio e rebaixado. No entanto, a equipe não goza de tranquilidade porque o Guarani pode ser a pedra do sapato.  

A equipe de Campinas vai a Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo, que figura em 17ª e luta contra o descenso. Se vencer, garante ao menos a quarta colocação e o direito de jogar em casa as quartas de final.

Felipão não demonstrou preocupação com a possibilidade de perder o mando de campo na próxima fase. O técnico diz que até prefere atuar longe de seus domínios porque o Palestra Itália está em reformas e o Palmeiras não tem casa.

"Neste momento, ficar em 3º, 4º ou 5º tanto faz. Essa foi nossa primeira derrota fora de casa e o Pacaembu nem é a nossa casa, é a casa de outros. Por isso, jogar fora é até melhor. O risco de a gente ser eliminado dentro ou fora de casa é o mesmo. Temos que esperar a próxima rodada para saber como vai ficar a classificação", analisou o treinador.

Apenas São Paulo e Corinthians estão intactos no topo da tabela. Os rivais abriram sete pontos sobre seus adversários. Dessa forma, só podem perder o mando na grande final do Paulistão.