Topo

Paulista - 2019

Com quase o triplo de gols sofridos, Palmeiras vê 'muralha' de 2011 ruir em 2012

Apesar das boas atuações de Deola (f) e Bruno, Palmeiras já sofreu 22 gols em 2012 - Danilo Verpa/Folha Imagem
Apesar das boas atuações de Deola (f) e Bruno, Palmeiras já sofreu 22 gols em 2012 Imagem: Danilo Verpa/Folha Imagem

Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 06h00

O Palmeiras terminou o Campeonato Paulista de 2011 com apenas 10 gols sofridos em 21 partidas e o técnico Luiz Felipe Scolari ainda viu a defesa funcionar na fraca campanha do time no Brasileirão. Mas se os números da temporada passada quebraram até marcas que duravam 20 anos, em 2012 o desempenho não se repete e, em 18 rodadas do Estadual, Deola e Bruno já foram buscar a bola na rede em 22 oportunidades.

NÚMEROS DA ZAGA EM 2011

 PAULISTÃOBRASILEIRO
GOLS SOFRIDOS10 em 21 jogos*39 em 38 jogos**
  • * melhor defesa
  • ** 2ª melhor defesa

O desempenho abaixo da média rendeu até mesmo uma cornetada do artilheiro da equipe, Barcos, que cobrou o setor após sofrer com as bolas aéreas do Guarani na última rodada do Paulista. Contra o rival do interior, foram três gols em jogadas pelo alto, antes uma arma e hoje um problema para o time da capital.

"Isso é o que mais incomoda. No último jogo perdemos pontualmente na bola parada, que era um fundamento em que normalmente ganhávamos", disse o argentino após o revés por 3 a 1.

O UOL Esporte assistiu a todos os gols sofridos pelo Palmeiras neste Paulistão e decifrou onde estão as falhas do time, além de notar que nos minutos finais o time tende a sofrer mais com os adversários.

VEJA COMO RUIU A MURALHA DO PALMEIRAS DE FELIPÃO

OS GOLS VIERAM DE... O TEMPO DE JOGO ERA.. 
Bola Parada8Antes dos 20min do 1º3
Linha de Fundo (esq)3Depois dos 20min do 1º3
Linha de Fundo (dir)4  
Pênalti5Antes dos 20min do 2º6
Chute de fora da área2Depois dos 20min do 2º10

A análise ainda comprova que as faltas na intermediária são o grande problema do time em 2012. Contra o Corinthians, por exemplo, foram duas bobeadas em menos de cinco minutos nas bolas alçadas na área de Deola. Contra Santos e Guarani, a falha se repetiu e originou gols de Neymar e Neto.

O Palmeiras ainda sofreu cinco gols de pênalti, contra Guarani, Catanduvense, Bragantino, São Paulo e Oeste, e dois gols em chutes de fora da área, de Fernandinho, do São Paulo, e Pio, do Guaratiguetá.

NO PAULISTÃO 2011...

  • ... Danilo, Mauricio Ramos e Thiago Heleno foram os zagueiros que mais atuaram e tiveram o melhor desempenho em 20 anos.

Uma das explicações para a queda de rendimento da defesa pode ser a melhora considerável do setor ofensivo, que em 2012 evoluiu com a chegada de um homem de referência (Barcos). Neste início de temporada, o Palmeiras também tem se especializado em marcar gols no início das partidas, o que, em tese, ajuda a construir o placar com mais calma e até facilidade, mas por outro lado proporciona um relaxamento da equipe e prejudica o rendimento final.

Prova disso é que dos 22 gols sofridos, 10 foram marcados nos 25 minutos finais de jogo e, na maioria das vezes, o time estava em vantagem no marcador.