Topo

Paulista - 2019

Às vésperas de mata-mata, Palmeiras tenta corrigir série de falhas; veja quais são

Barcos tenta se livrar da marcação do zagueiro Domingo na partida da primeira fase - Sergio Carvalho/Folhapress
Barcos tenta se livrar da marcação do zagueiro Domingo na partida da primeira fase Imagem: Sergio Carvalho/Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 06h00

Para ter chance de avançar às semifinais do Campeonato Paulista, o Palmeiras precisará fazer mais defensivamente do que fez na primeira fase diante do Guarani, quando perdeu por 3 a 1. A equipe treinada por Luiz Felipe Scolari precisa de cuidados especiais com as jogadas aéreas dos campineiros. No primeiro encontro entre as equipes, o Guarani não teve nenhuma chance com a bola no chão.

Todas as chances em que Deola precisou trabalhar foram originados de jogadas aéreas e até de lateral. Os três gols dos donos da casa, inclusive, vieram por cima. Na primeira, Deola fez uma excelente defesa após cabeçada e viu a bola entrar no rebote. Na segunda, o pênalti feito por Gerley também foi depois de uma cabeçada que desviou no travessão. O terceiro foi em outra bola alçada na área pela direita da defesa, após intervenção errada de Cicinho.

 

O estilo de jogo do Guarani, aliás, é bem claro ao analisar as estatísticas fornecidas pelo Datafolha. O time de Campinas é o que menos finaliza no Estadual, com 10,9 de média, e o 4º que mais cruza, com 23,9 por partida, número semelhante aos 23,5 do Palmeiras.

Por outro lado, o Palmeiras também precisa melhorar bastante a sua pontaria e torcer para não encontrar outro goleiro inspirado, como foi com Juliano, no primeiro encontro. O time de Felipão perdeu duas chances claras, com Maikon Leite e Barcos, com bola rolando, e ainda viu o goleiro reserva do Guarani fazer pelo menos três milagres.

O QUE FAZER, PALMEIRAS?

TREINAR BOLAS AÉREASO Guarani é o time que menos finaliza no Estadual, com apenas 10,9 por jogo. Isso é reflexo do excesso de bolas aéreas usadas pelo time de Vadão, que cruza quase 24 bolas na área do adversário em média. No jogo da 1ª fase, todas as boas chances dos interioranos vieram por cima.
TREINAR PONTARIAMaikon Leite e Hernán Barcos perderam duas boas chances cara a cara com Juliano, goleiro que nem deve jogar neste domingo. O Palmeiras é o segundo time que mais finaliza no Paulista e tem o terceiro melhor ataque do campeonato, e agora precisa acertar o pé na reta final para avançar.
DAR COBERTURA A CICINHOO Guarani teve quatro boas chances pelo seu lado esquerdo, em cima de Cicinho, que ataca muito. Por isso, é fundamental que Felipão coloque um volante que consiga se preocupar só em cobrir as subidas do lateral ou escalar Artur, que marca mais.
USAR MELHOR ASSUNÇÃOO Palmeiras chegou três vezes com muito perigo após cruzamentos de Marcos Assunção. Como sempre, o volante colocou a bola na cabeça dos companheiros. O diferente foi que Barcos, Leandro Amaro e Daniel Carvalho, que tiveram as chances, não conseguiram converter as chances em gol e aumentar ainda mais a lista de assistências do homem de confiança de Luiz Felipe Scolari.
FAZER MENOS FALTASe o Palmeiras tem Marcos Assunção, o Guarani tem o poder da bola parada de Fumagalli. No jogo passado, o time de Felipão tomou quatro cartões amarelos e um cartão vermelho. Para isso, basta o time de São Paulo manter o fair play que tem tido no Paulista, sendo o terceiro time que menos faz falta no torneio.