Topo

Paulista - 2019

Ambiente instável vira arma de Felipão para motivar Palmeiras diante do Guarani

Felipão já não é mais unanimidade no Palmeiras e usará isso como motivação - Leonardo Soares/UOL Esporte
Felipão já não é mais unanimidade no Palmeiras e usará isso como motivação Imagem: Leonardo Soares/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

22/04/2012 06h00

O ambiente no Palmeiras é de instabilidade para as quartas de final deste domingo, às 18h30, contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. E é assim que Luiz Felipe Scolari gosta. Com a pressão de vários conselheiros, recebendo várias críticas da imprensa e até de parte da torcida que antes só o elogiava, o treinador consegue criar o clima de guerra e usar sua melhor característica: a motivação.

Felipão gosta de usar o “todos estão contra mim” para dar ânimo aos seus jogadores. Para dar ainda mais vontade, o Palmeiras perdeu para o Guarani na 1ª fase por 3 a 1, em um jogo em que todas as jogadas aéreas criadas pelo time do interior resultavam em perigo.

Para que o resultado não se repita e o Palmeiras consiga a classificação para a semifinal, o treinador resolveu mudar tudo. Antecipou a concentração e foi para Atibaia depois de fechar o treino durante metade da semana para a presença da imprensa.

“Terminamos uma semana boa, produtiva, trabalhamos com alegria, então é isso que faz o resultado. Uma semana boa e domingo a gente fica preparado. Isso (pressão) é normal, até pelo nome que o Palmeiras tem. É importante ganhar títulos e ter a cobrança não só da comissão, mas dos torcedores. A semana foi muito boa, foi produtiva e domingo a gente tem que doar o máximo”, disse Henrique.

Na concentração, em Atibaia, Felipão tem outro trunfo: Maikon Leite. O atacante não treinou a semana inteira, mas foi relacionado pelo técnico e pode ser a surpresa contra os selecionados de Vadão, que, por sua vez, conta com a volta de Emerson, o goleiro titular.

Ele, aliás, já pede um cuidado extra por parte de seus jogadores para que não façam faltas perto da área, para evitar que Marcos Assunção consiga fazer o Palmeiras levar perigo à sua área.

“Ele é um jogador que pega muito bem na bola. É diferenciado e requer uma atenção a mais. De preferência, espero que a gente não faça faltas ali, mas se for preciso, tenho que estar bem concentrado para defender”, disse o goleiro.

GUARANI X PALMEIRAS

Data: 22/04/2012, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Vicente Romano Neto e Gustavo Rodrigues de Oliveira

GUARANI: Emerson; Oziel, Domingos, Neto e Bruno Recife; Fábio Bahia, Willian Favoni, Danilo Sacramento e Fumagalli; Fabinho Souza e Bruno Mendes.
Técnico: Vadão

PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vítor e Daniel Carvalho; Fernandão (Maikon Leite) e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari