Topo

Paulista - 2019

Tri marca recordes de Neymar, gol de placa de Ganso e 'ressurreição' de Elano

Ganso, o "maestro" santista, é observado por Elano e Neymar após gol no Paulistão - Danilo Verpa/Folhapress
Ganso, o "maestro" santista, é observado por Elano e Neymar após gol no Paulistão Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

14/05/2012 06h00

A campanha do tricampeonato paulista conquistado pelo Santos diante do Guarani neste domingo, no Morumbi, é rica em pontos positivos. Além da conquista no ano do centenário do clube, o título contou com recordes pessoais quebrados por Neymar, ‘gols de placa’ na Vila Belmiro e até a ‘ressurreição’ de Elano, que voltou a ser exaltado pela torcida santista na reta final da competição.

Os recordes de Neymar chamaram a atenção durante o Paulista. No clássico contra o Palmeiras pela quinta rodada, apesar da derrota por 2 a 1, o craque santista marcou o centésimo gol na carreira.

O centésimo com a camisa do Santos também foi alcançado em um clássico. Na vitória diante São Paulo por 3 a 1 na semifinal, Neymar fez três e chegou a 102 gols com a camisa do alvinegro, ultrapassando Juari, atacante da primeira geração dos Meninos da Vila.  

Na decisão contra o Guarani, o camisa 11 quebrou mais recorde e chegou ao gol de número 104 pelo Santos, igualando os feitos de João Paulo e Serginho Chulapa, e  alcançando o status de maior artilheiro do clube após a Era Pelé.

GOLAÇO RENDEU PLACA PARA GANSO

  • Camisa 10 marcou um golaço por cobertura na festa do centenário do Santos,na Vila

De reservas a goleadas, tri paulista teve gol de placa em centenário

Apesar de não encantar com o time reserva no inicio do Paulista, já que os titulares foram poupados nas três primeiras rodadas por causa das férias após o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão, as goleadas não faltaram após as estrelas santistas entrarem em cena.

A maior delas aconteceu contra a Ponte Preta na Arena Barueri, onde Neymar e Ganso marcaram dois cada um, e atropelaram a Macaca por 6 a 1. O Santos ainda aplicou duas goleadas por 5 a 0 – uma contra o Guaratinguetá e outra diante do Catanduvense, partida que marcou a comemoração do centenário do clube.

O presente para o torcedor santista na ocasião foi o gol de placa do meia Paulo Henrique Ganso, que encobriu o goleiro com um toque de classe.

ELANO REASSUME POSIÇÃO NO SANTOS

  • Meia perdeu a titularidade para Ibson no Paulista, mas recuperou a posição na reta final

‘Ressurreição’ de Elano e ‘biquinho’ de Borges

 

Durante a disputa do Paulistão, o meia Elano, um dos ídolos da história do clube, perdeu a posição de titular para Ibson, que brilhou na vitória por 1 a 0 contra o Corinthians, na Vila Belmiro, ao marcar o único gol do jogo. Quando parecia improvável o retorno de Elano ao time, Muricy promoveu o retorno do camisa 8 ao time na partida que marcou a comemoração dos 100 anos do Santos, diante do Catanduvense.

Ibson voltou à reserva, e Elano não deixou mais o time titular. Se Elano terminou a competição feliz, o mesmo não aconteceu com o atacante Borges. O camisa 9, artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado pelo Santos, enfrentou jejum de gols e terminou o Paulista na reserva de Alan Kardec. Muricy ainda mandou um recado para o jogador após a semifinal do Paulista.

“Quem está fora tem de cumprir com a obrigação, trabalhar mais do que os outros e entender que eu faço isso em benefício do time. Nosso ambiente é excelente e eu não deixo ninguém ficar de biquinho porque está fora”, avisou.

RECORDES DE NEYMAR, GOL DE PLACA DE GANSO E RESSURREIÇÃO DE ELANO