Topo

Paulista - 2019

Zizao arranha no português, agradece a torcida e promete "sair gritando" se fizer gol

Zizao em sua única aparição com a camisa do Corinthians desde que chegou ao clube - RODRIGO COCA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Zizao em sua única aparição com a camisa do Corinthians desde que chegou ao clube Imagem: RODRIGO COCA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 18h23

Grande atração do Corinthians durante toda a semana, já que os titulares do Mundial seguem em pré-temporada, Zizao deve mesmo fazer sua estreia como titular contra o Paulista, em Jundiai, no próximo domingo. Cercado de repórteres, ele arranhou um português, agradeceu o apoio da torcida e falou sobre sua expectativa, depois de meses de espera. 

"Eu quero muito [jogar]. Primeiro, obrigado para a torcida [por] me apoiar. Quero fazer o meu melhor. Fazer gol também", disse ele, em frases ainda um pouco desconexas, diante da pressão dos jornalistas. 

O chinês chegou no começo do ano passado por uma iniciativa do marketing alvinegro. Por conta de uma lesão no ombro, passou boa parte do ano afastado e teve sua única oportunidade no Campeonato Brasileiro, com alguns minutos diante do Cruzeiro. Depois de meses de espera, ele deve ser escalado por Tite para a estreia no Estadual. 

“Não [fiquei] triste. Ano passado fiquei machucado. Este ano já estou melhor", explicou Zizao. "Vou jogar domingo, mas não sei por quanto tempo. Falei com algumas pessoas [na China sobre a estreia]. Todo mundo é bom no Corinthians, não tem o melhor jogador. Se fizer gol, vou sair gritando e comemorar muito com o time”, completou o chinês, em entrevista à rádio Globo

A festa maior, caso o gol aconteça, será para a mãe, Yong.  A chinesa, que não fala uma palavra sequer em inglês, vive com o filho no Brasil na casa de um casal de chineses em Arujá. Ao falar da mãe, Zizao pareceu se emocionar. 

"Ela é bastante para mim, na minha vida", disse o jogador. Zizao deve ser escalado como meia pela esquerda em um time que ainda não está completamente definido. Renato Augusto, Gil e Alexandre Pato estão vetados, assim como os titulares do Mundial de Clubes. 

Com isso, Tite deve começar o ano com Julio Cesar no gol, Edenilson e Ygor nas laterais e Felipe e André Vinicius na zaga (o titular seria Wallace, que acabou negociado com o Flamengo). No meio, Guilherme e Guilherme Andrade formam a dupla de volantes e o setor de criação deve ser composto por Giovanni, Romarinho e Zizao.

A dúvida está na posição de centroavante. Elton seria escalado, mas como está próximo de fechar com o Náutico foi liberado pela comissão técnica. Com isso, Tite pode usar Leandro, destaque do time que disputou a Copa São Paulo e recém-promovido aos profissionais, ou improvisar Romarinho, mexendo no meio-campo. Estes últimos detalhes devem ser definidos no treino deste sábado.