Topo

Paulista - 2019

Neymar se 'enrola' com racismo, passa em branco pela 1ª vez em 2013 e não atinge recorde

Além de não marcar gol, Neymar se envolve em polêmica com técnico do Ituano - Gustavo Magnusson/AE
Além de não marcar gol, Neymar se envolve em polêmica com técnico do Ituano Imagem: Gustavo Magnusson/AE

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

31/01/2013 06h00

O atacante Neymar teve uma noite conturbada na vitória do Santos contra o Ituano por 1 a 0 na última quarta-feira, em Itu. Além de passar em branco pela primeira vez nesta temporada, o craque santista se envolveu em uma confusa acusação de racismo.

No primeiro tempo da partida, Neymar parou de jogar para discutir com o técnico do Ituano, Roberto Fonseca. Segundo o atacante, o comandante rival teria xingando-o. "Me chamou de macaco?", perguntou Neymar ao se dirigir para o treinador. "Você viu isso aqui? Isso é o quê?", reclamou o santista ao quarto árbitro, logo em seguida.

Na saída para o intervalo, Fonseca mostrou-se bravo e disse que reclamou para Neymar que ele é "cai-cai" no campo - reclamando de possíveis simulações de falta do craque. No final do jogo, o camisa 11 deixou o estádio Novelli Júnior de forma hesitante quanto ao racismo. "Não sei se eu escutei mal, estou cansado de gente chata no meu pé", disse.

Envolvido nessa confusão dentro e fora de campo, o artilheiro e principal finalizador do Campeonato Paulista só conseguiu chutar duas vezes a gol na partida - uma em cobrança de falta no primeiro tempo e outra no travessão na etapa final.

Sem balançar as redes, Neymar não conseguiu atingir mais um recorde pessoal, já que o atacante poderia completar seis jogos seguidos marcando gols, marca nunca atingida em sua carreira.

Antes do jogo contra o Ituano, Neymar havia marcado um gol no amistoso contra o Grêmio Barueri, dois contra o São Bernardo, um diante do Botafogo-SP e mais um contra o Bragantino. O atacante ainda acumulava dois contra o Palmeiras na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.

A marca de cinco gols consecutivos já foi alcançada pelo craque santista em duas oportunidades em sua carreira.

Agora, Neymar volta a campo no clássico contra o São Paulo no próximo domingo, na Vila Belmiro, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. A partida marcará o reencontro com o amigo Paulo Henrique Ganso, que jogará contra Neymar e Santos pela primeira vez desde sua saída da Vila Belmiro, em setembro de 2012.