Topo

Paulista - 2019

Corinthians encara veteranos do São Caetano para entrar no G-4 e ter Carnaval tranquilo

Tite já disse querer usar o confronto para deixar o Corinthians em situação confortável no Paulista - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Tite já disse querer usar o confronto para deixar o Corinthians em situação confortável no Paulista Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

09/02/2013 06h00

O Corinthians vai trabalhar no sábado para poder ficar tranquilo o resto do Carnaval. Às vésperas de uma de suas únicas folgas do ano, o atual campeão mundial vai encarar os veteranos do São Caetano em um jogo que pode colocar a equipe de Tite no G-4 do Paulista antes do clássico com o Palmeiras e a estreia na Libertadores.

Hoje, o Corinthians tem 11 pontos e está na sexta colocação do Estadual. Uma vitória neste sábado pode colocar o time entre os quatro primeiros, posição almejada por Tite e sua comissão técnica para que o elenco não seja tão pressionado por resultados.

Os três pontos dariam aos jogadores uma folia tranquila. Domingo e segunda-feira, todos estão liberados de suas obrigações, em um dos poucos respiros de uma temporada que pode ter até 87 partidas no ano, no total.

No meio da semana que vem, enquanto rivais como São Paulo e Palmeiras estrearão na Libertadores, o Corinthians terá uma rara folga de quarta-feira, já que começam na disputa continental só dia 20, contra o San Jose, na Bolívia. Por isso, a subida na tabela daria ao time a chance de se preparar com calma para o clássico com o Palmeiras e a posterior viagem à cidade de Oruro, que fica a mais de 3,7 mil metros acima do mar.

“[O objetivo] é de pontuar, as coisas [Libertadores e Paulista] vão se fundir. Quero ficar entre os quatro primeiros para ter alguma vantagem lá na frente, e nós queremos ser campeões”, disse Tite, explicando a atenção redobrada no Estadual.

Por isso, o Corinthians terá sua força máxima. Guerrero e Paulinho chegaram de seus compromissos com as respectivas seleções na manhã de sexta e foram direto para o treino. Estão escalados ao lado do time que, há uma semana, fez 5 a 0 no Oeste e hoje pode ser considerado o "ideal" do treinador, que aos poucos deve incorporar Alexandre Pato e Renato Augusto à formação. 

O desafio, desta vez, será um São Caetano frágil e ameaçado pelo rebaixamento, mas “turbinado” pelas estreias de Rivaldo e Fábio Costa. O meia de 40 anos chegou a ser relacionado na última quinta, mas o primeiro jogo pelo clube do ABC ficou mesmo para este sábado.

Já Fábio Costa entra na equipe de Geninho por força das circunstâncias. Contratado do Santos depois de 870 dias de inatividade, ele era o quarto reserva. Luiz, o titular, teve de passar por cirurgia para reconstrução dos ligamentos do joelho direito. Fábio, segunda opção, se machucou na última rodada e Juninho, que entrou em seu lugar, foi expulso. Com isso, sobrou para o veterano, velho conhecido de Tite.

“O Fabio eu sei das virtudes técnicas. A velocidade de reação dele nos membros superiores é impressionante. Quando eu saí do Corinthians, ele foi com a família dele no meu apartamento agradecer a conduta como técnico e como pessoa. Tenho uma gratidão por ele”, resumiu Tite, relembrando a passagem de ambos pelo clube do Parque São Jorge em 2005.

FICHA TÉCNICA:
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 09/02/2013
Horário: 16h20
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro

CORINTHIANS: Danilo Fernandes, Alessandro, Paulo André, Gil e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique e Danilo; Emerson e Guerrero
Técnico: Tite

SÃO CAETANO: Fabio Costa, Samuel Xavier, Gabriel, Eli Sabiá e Fernandinho; Moradei, Leandro Carvalho, Ailton e Rivaldo; Danielzinho e Vandinho
Técnico: Geninho

CÁSSIO RECEBE CARINHO DOS FÃS EM LOJA DO CORINTHIANS EM SÃO PAULO