Topo

Paulista - 2019

Palmeiras enfrenta Corinthians para testar favoritismo do rival e provar valor à torcida

Guerrero e Márcio Araújo expõem o contraste de ídolos de Corinthians e Palmeiras - Montagem UOL
Guerrero e Márcio Araújo expõem o contraste de ídolos de Corinthians e Palmeiras Imagem: Montagem UOL

João Henrique Marques e Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

17/02/2013 06h00

Um time sem ídolos e em crise diante de uma equipe recheada de jogadores identificados e em lua-de-mel com a torcida. Palmeiras e Corinthians duelam às 16h deste domingo, no Pacaembu, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, com um grande contraste entre si. Enquanto um batalha para confirmar em campo o favoritismo que recebeu ao longo da semana, o outro vê no clássico a chance de sair do buraco. O duelo terá transmissão ao vivo do Placar UOL Esporte e comentários simultâneos do blogueiro Luis Augusto Simon, o Menon.

A distância entre os dois times foi o que permeou o trabalho de ambos na última semana. O Corinthians ainda aproveita o ano de ouro que foi 2012 e aspira novos títulos nesta temporada, enquanto o Palmeiras se esforça para reerguer-se após um rebaixamento dolorido. 

Com a venda de Barcos, e Valdivia vetado pelo departamento médico, o Palmeiras vai tentar superar o arquirrival tendo em campo jogadores sem grande identificação com o torcedor. Já o momento do Corinthians deixa a grande maioria do time com status de ídolo. O clube do Parque São Jorge faz o clássico como mandante, e os torcedores corintianos já esgotaram quase 30 mil ingressos até o fim da tarde de sexta-feira – cerca de 37 mil foram colocados à venda e a expectativa é de quebra de recorde de público do Paulista, atualmente de 33,5 mil pessoas.

RELEMBRE CONFUSÕES HISTÓRICAS DO CLÁSSICO CORINTHIANS X PALMEIRAS

“Nós sabemos o quanto uma vitória contra o Corinthians marca. O Palmeiras vai suar sangue na base da raça, e convencer o torcedor de que em nosso time não falta disposição”, avisou Gilson Kleina.

Carente de ídolos, a torcida palmeirense ovacionou o outrora tão criticado Márcio Araújo no duelo contra o Sporting Cristal no meio de semana no Pacaembu. O volante, por conta dos três gols marcados recentemente em três jogos diferentes, foi o mais aplaudido ao ser anunciada a escalação do time na partida.

O Corinthians, por sua vez, se prepara para ser cobrado pela diferença técnica entre os times. No lado alvinegro, é difícil conversar com alguém que não reconheça a superioridade técnica. O discurso de respeito ao rival, porém, é homogêneo e ensaiado. 

"Quando são dois clubes muito grandes isso [de favoritismo] fica relegado. Claro que no papel somos favoritos, eles estão em um momento de reconstrução, mas quando rola a bola fica tudo igual", disse Tite.

Um dos motivos que fazem o técnico ficar alerta é o desempenho recente do Corinthians. A despeito da festa que ainda é feita pelo 2012 quase perfeito, o time ainda não adquiriu o time ideal. Desde que passou a contar com os reservas, o clube venceu dois jogos e empatou outros dois no Paulista, o que já motivou uma bronca interna do comandante. 

A seu favor, o Corinthians tem o retrospecto recente. Em 2012, o clube alvinegro venceu os três jogos realizados contra o Palmeiras, sendo dois pelo Brasileiro e outro pelo Campeonato Paulista.

Para os palmeirenses, quebrar a sequência seria fundamental para a consolidação da imagem do grupo com a torcida. Sem ídolos, a equipe quer impulsionar a criação de novas referências para os torcedores diante do Corinthians e seu elenco já reconhecido.

“Não temos Barcos e Valdivia, os espelhos do torcedor do Palmeiras. Só que estamos aqui para marcar nosso nome no clube. Para isso, é bom vencer jogos de Libertadores e o duelo contra o Corinthians”, comentou o goleiro Fernando Prass, que ainda vive à sombra do ídolo Marcos. 

FICHA TÉCNICA – CORINTHIANS X PALMEIRAS

Data: 17/02/2013,domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu
Árbitro: Antonio Rogério do Prado
Auxiliares: Anderson de Moraes e Ricardo Lanutto

CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique e Danilo; Emerson e Guerrero
Técnico: Tite

PALMEIRAS: Fernando Prass; Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Vilson, Márcio Araújo, Wesley e Souza; Patrick Vieira e Vinícius
Técnico: Gilson Kleina 

CLÁSSICO CORINTHIANS X PALMEIRAS COMPLETA 70 ANOS; RELEMBRE