Topo

Paulista - 2019

Neymar diz que se joga pra se proteger e promete seleção em alto nível

Neymar deu assistência para o gol de André contra o Guarani, neste sábado - Luiz Fernando Menezes/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Neymar deu assistência para o gol de André contra o Guarani, neste sábado Imagem: Luiz Fernando Menezes/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/03/2013 16h33

Sem marcar gols há quatro jogos, o atacante Neymar rebateu às críticas sobre pular para fugir das faltas e se jogar no gramado durante os jogos. "Futebol não é contato. Contato é rugby, futebol americano. Futebol é para ser jogado", declarou ele durante entrevista à TV Globo.

Segundo Neymar, a estratégia faz parte de seu estilo de jogo. "Aprendi com meu pai que não se deve dividir com o goleiro. E quando eu percebo que vem um jogador com um pouco mais de força na jogada eu prefiro me defender. É melhor perder essa jogada e tentar fazer outra depois de 15 segundos do que e me machucar e ficar fora por semanas ou meses", afirmou.
 
Convocado para os amistosos contra Rússia e Itália, na próxima semana, Neymar garante que a seleção brasileira apagar a má impressão deixada após a derrota para a Inglaterra na reestreia de Felipão. "É um começo de trabalho, estamos nos conhecendo cada vez mais. A seleção está se encaixando e vai jogar muito na Copa das Confederações", continuou.
 
Com relação ao futuro dele e a renovação com o Santos, cujo contrato termina em 2014, Neymar manteve o discurso ensaiado. "Estou focado no meu trabalho com Santos, que é o clube que eu amo. Quero ajudar meus companheiros a vencer, e outras coisas que não influenciam no meu rendimento.  Ninguém sabe o dia de amanhã. Meu pai que está à frente disso, eu confio muito nele".
 
"Tenho o sonho de jogar na Europa, e pode ser Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Bayern, Manchester United, outras equipes. O time que eu mais gosto de ver jogar é o Barcelona, tem jogadores que eu sou fã, como Xavi, Iniesta, Fàbregas e Daniel Alves. Não sei se vou chegar no nível deles, o que eu procuro é ser melhor do que eu mesmo, não melhor que ninguém", concluiu.