Topo

Paulista - 2019

Regulamento e jogos "sem graça" do Paulistão são criticados por jogadores e treinadores

Clássico entra Palmeiras e Santos teve quase 12 mil pagantes no último fim de semana - Fernando Donasci/UOL
Clássico entra Palmeiras e Santos teve quase 12 mil pagantes no último fim de semana Imagem: Fernando Donasci/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/03/2013 11h16

O Campeonato Paulista chegou no último fim de semana à 14ª rodada, mas ainda não empolgou os torcedores. O exemplo mais claro é a repetição de públicos longe do esperado nos clássicos, como no duelo entre Palmeiras e Santos, quando quase 12 mil pessoas pagaram para ir ao Pacaembu. Jogadores, treinadores e blogueiros do UOL criticam a fórmula arrastada da competição e pedem mudanças. 

MURICY RAMALHO, TÉCNICO DO SANTOS

  • "Um clássico que vale um Campeonato Brasileiro, em um mata-mata, é muito melhor, com um nível grande. A gente sabe, que neste tipo de regulamento, recuperamos pontos perdidos lá na frente. Muitos deixam o Paulista de lado, porque sabem que vão classificar mesmo, assim cai o nível"

AROUCA, VOLANTE DO SANTOS

  • "São muitos jogos para classificar muitas equipes. Aí depois, começa um novo campeonato, mas é o regulamento e temos que cumprir"

TITE, TÉCNICO DO CORINTHIANS

  • "Eu quero criticar a Federação Paulista, que não tem o mínimo de bom senso. Quero acreditar que seja incompetência de quem programa os jogos, de quem não viu o tanto de horas que iríamos viajar. Quero acreditar que seja incompetência. E quero acreditar que não tenha influência financeira e também de grade de televisionamento"

ROGÉRIO CENI, GOLEIRO DO SÃO PAULO

  • "Jogamos 19 partidas para chegar no final e ter que decidir tudo o que foi feito em uma só. Paulistão é assim"

RAFAEL, GOLEIRO DO SANTOS

  • "O Paulista é uma competição de muita qualidade, mas por ser (um torneio) muito longo, se torna ruim para a torcida e para a gente. Você pode classificar em primeiro, só que tem apenas uma partida para decidir tudo"

JUCA KFOURI, BLOGUEIRO DO UOL

  • "A explicação mais aceitável para a ausência do torcedor vai além do desinteresse pelos campeonatos estaduais, público e notório"

NETO, BLOGUEIRO DO UOL

  • "A cada dia que passa fica nítido que os dirigentes do futebol paulista precisam fazer alguma coisa para o Estadual não perder a graça. Nesse sentido os ?mata-matas? do Rio e Rio Grande do Sul tem um formato muito mais interessante. Com decisões a todo instante. O clássico entre Palmeiras e Santos exemplifica um pouco essa teoria. Joguinho sem graça e sem gols. Digo a mesma coisa sobre a vitória do Corinthians contra o Guarani. Pelo amor de Deus! Que partida desmotivante!"

VITOR BIRNER, BLOGUEIRO DO UOL

  • "O ridículo público de quase 12 mil pagantes é consequência da violência no futebol e principalmente do horrendo sistema de disputa do torneio. Não há motivação do torcedor para ir aos jogos. Entendo a falta de interesse de todos, pois é exatamente igual à minha"

MENON, BLOGUEIRO DO UOL

  • "A impressão que fica é que Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, está muito mais interessado em ter um campeonato longo do que um campeonato atraente. Ele deve pensar que, quanto mais longo, maior a exposição do campeonato que sua entidade organiza. Um campeonato tão ruim como esse só prejudica suas ambições - que são muitas"