Topo

Histórico de Tite contra o São Paulo indica titulares em campo no clássico de domingo

Técnico Tite, do Corinthians, durante clássico contra o São Paulo no Pacaembu - Leonardo Soares/UOL
Técnico Tite, do Corinthians, durante clássico contra o São Paulo no Pacaembu Imagem: Leonardo Soares/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

29/03/2013 06h00

Tite optou por manter mistério sobre que time colocará em campo para enfrentar o São Paulo neste domingo, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o histórico do treinador no clássico desde que chegou ao Corinthians indica que o alvinegro irá com força máxima para encarar o rival.

O treinador chegou ao clube no segundo semestre de 2010. Desde então, foram sete confrontos e em nenhum deles Tite colocou um time reserva em campo, ao contrário do que já fez contra outros rivais, como o Palmeiras. Mesmo quando estava disputando mais de uma competição ao mesmo tempo, ele nunca poupou contra o rival. Foram quatro vitórias, duas derrotas e um empate.

A primeira partida do Corinthians contra o São Paulo com Tite no banco foi no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010. O time do Parque São Jorge venceu por 2 a 0, com força máxima à disposição do comandante. Desde então, ele sempre repetiu a fórmula de escalar seus principais atletas.

Na última vez em que os dois times paulistas se encontraram, havia a expectativa de que Tite jogaria com uma equipe ao menos mista, porque estava às vésperas do Mundial de Clubes do ano passado. Porém, quem escalou os reservas foi o São Paulo, que também se preparava para a final da Copa Sul-Americana. O tricolor saiu vitorioso mesmo sem os titulares, pelo placar de 3 a 1.

Tanto Tite quanto os jogadores descartam que haja ressentimento por conta dessa derrota. No entanto, Paulinho, titular absoluto, está recuperado de lesão e quer estar em campo. “Não tem ódio, não tem vingança, não tem nada, mas vamos para o Morumbi para conseguir os três pontos. Todo mundo quer jogar clássico”, disse.

Em diversas ocasiões o Corinthians já reclamou do calendário cheio e da sequência de jogos acumuladas no Paulistão e na Libertadores. Por isso, a especulação sobre como Tite agirá agora, principalmente por já ter perdido atletas titulares para lesões musculares na temporada. O principal caso é o de Renato Augusto, que ficará parado por seis semanas.

Após o empate contra o Penapolense, na quarta-feira, Tite afirmou que iria se reunir com a comissão técnica e a diretoria para decidir se usará força máxima no clássico de domingo. Contudo, essa reunião ainda não ocorreu e a decisão ficará para o final de semana.