Topo

Clássicos da 1ª fase do Paulista têm público ruim e São Paulo na lanterna

Luís Fabiano reclama com o juiz durante clássico entre São Paulo e Corinthians - Fernando Donasci/UOL
Luís Fabiano reclama com o juiz durante clássico entre São Paulo e Corinthians Imagem: Fernando Donasci/UOL

Danilo Lavieri e Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

01/04/2013 06h01

Como diz o ditado do futebol, os clássicos formam um campeonato à parte. Nessa competição, o São Paulo levou a pior no 1º turno do Campeonato Paulista. O time perdeu para Santos e Corinthians e ficou no empate com o Palmeiras. Resta saber, agora, se os rivais regionais se encontrão na próxima fase de Estadual, para qual os quatro devem estar classificados.

OS CLÁSSICOS

JOGOSPÚBLICO PAGANTE
Santos 3 x 1 São Paulo14.283 pessoas
Palmeiras 0 x 0 Santos11.912 pessoas
Corinthians 2 x 2 Palmeiras36.062 pessoas
São Paulo 0 x 0 Palmeiras18.020 pessoas
Santos 0 x 0 Corinthians18.020 pessoas
São Paulo 1 x 2 Corinthians20.930 pessoas

Apesar do desempenho ruim contra os rivais diretos, o São Paulo foi o que menos tropeçou contra os pequenos. Não à toa, a equipe de Ney Franco ocupa a primeira colocação do Paulista, mesmo com um jogo a menos que seus concorrentes. 

Na competição paralela, o time de Gilson Kleina teve o segundo pior aproveitamento, com três pontos conquistados em três empates.

O Corinthians e o Santos, por sua vez, lideram o ranking com cinco pontos, com dois empates e uma vitória cada um. 

Além do desempenho ruim do time do Morumbi, outro aspecto negativo para os encontros entre os grandes foi o público. Dos seis jogos, quatro não tiveram nem 20 mil pessoas nos estádios, enquanto que o encontro entre São Paulo e Corinthians superou o número por menos de mil espectadores.

O que fez a média de torcedores presentes subir  (pouco mais de 19 mil) foi o jogo entre Palmeiras e Corinthians, que terminou no empate por 2 a 2. Para este clássico, mais de 36 mil pessoas estiveram no Estádio do Pacaembu.

A fórmula do campeonato tem gerado muitas críticas por parte de torcedores, jogadores e também da imprensa. Rogério Ceni, por exemplo, sempre repete que o campeonato é ruim por colocar tudo o que foi feito em 19 jogos em risco em apenas uma partida. Até por isso, dirigentes da FPF (Federação Paulista de Futebol) já admitem uma mudança para a próxima temporada.