Topo

Final do Paulista põe em jogo o domínio recente de Corinthians e Santos

Gustavo Franceschini e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo e Santos

09/05/2013 06h00

Desde 2009, os torcedores de São Paulo e Palmeiras tiveram pouco tempo para sorrir. Há quatro anos, o futebol do Estado vive sob um domínio considerável de Corinthians e Santos que, no próximo domingo, começam a colocar em campo essa disputa particular pela hegemonia regional.

A lista de títulos recentes da dupla comprova a superioridade. Desde o início dessa sequência, há quatro anos, o Corinthians venceu um Paulista, uma Copa do Brasil e um Brasileiro. O Santos, por sua vez, ganhou três Paulistas e uma Copa do Brasil.

NEYMAR ADMITE INCÔMODO COM PERGUNTAS SOBRE IDA À EUROPA; VEJA

Mais que isso, ambos levantaram a taça da Libertadores, objetivo principal de dez entre dez clubes brasileiros, sendo que o Corinthians ainda beliscou o Mundial.  E foi no Paulista, torneio hoje considerado de menor importância, que essas duas gerações surgiram com destaque.

O Corinthians de 2009 tinha Ronaldo como destaque, mas também contava com Alessandro, Chicão e a base de jogo montada por Mano Menezes, que seria aproveitada e aprimorada por Tite. O Santos de 2010, por sua vez, tinha a fase brilhante de Neymar, Ganso e Robinho, que encantaram o país e pavimentaram o caminho para a Libertadores do ano seguinte.

No mesmo período, São Paulo e Palmeiras alternaram poucos bons momentos com estados de crise, e só comemoraram a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil no ano passado, respectivamente. Não por acaso, é a terceira vez que Corinthians e Santos se cruzam na decisão do Estadual, com uma vitória para cada lado em 2009 e 2011, respectivamente.

O equilíbrio também é nítido na soma dos confrontos. Ao todo, foram 19 partidas, com sete vitórias santistas, seis corintianas e cinco empates. O clube do Parque São Jorge, porém, pode se gabar de ter vencido o mais importante deles, na semifinal da Libertadores do ano passado.

TITE CUMPRE PROMESSA E JOGA PELADA COM OPERÁRIOS DO ITAQUERÃO

Em um dos confrontos mais tensos da história do duelo, o Corinthians ganhou na Vila Belmiro por 1 a 0 e segurou o empate por 1 a 1 no Pacaembu. O que aconteceu neste duelo, aliás, definiu boa parte dos caminhos dos dois times até a final deste domingo.

O Corinthians venceu a Libertadores, o Mundial, se reforçou e segue um dos times mais temidos do país, de olho no bi dos dois torneios. O Santos, por sua vez, parece cada vez mais distante da equipe que conquistou a América há dois anos. Em 2012, o que restava do time campeão foi desfeito no segundo semestre, com as saídas de Ibson, Elano, Ganso e outros.

Hoje, o clube praiano ainda convive com a pressão sobre Neymar, questionado pelo mau momento e constantemente ligado a uma possível transferência. Muricy Ramalho, insatisfeito, sofre pressão da diretoria e rebate reclamando bastante do elenco que tem em mãos.