Topo

Corinthians e Santos iniciam tira-teima na final do Paulistão

Em cinco anos, será a terceira vez que as equipes se encontram na decisão do Paulista - Eduardo Knapp/Folhapress
Em cinco anos, será a terceira vez que as equipes se encontram na decisão do Paulista Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Gustavo Franceschini, Mauricio Duarte e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos e São Paulo (SP)

12/05/2013 06h00

Corinthians e Santos iniciam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, um tira-teima na final do Campeonato Paulista. Em cinco anos, será a terceira vez que as equipes se encontram na decisão da competição. Em 2009, o time do Parque São Jorge, liderado por Ronaldo, levou a melhor. Em 2011, no reencontro, o time de Neymar e companhia saiu vitorioso.

Em 2009, Neymar era uma revelação e disputava sua primeira final como profissional. No entanto, foi ofuscado por Ronaldo que, do lado do Corinthians, fez uma exibição de gala na Vila Belmiro na primeira partida, com dois gols, sendo que um deles se tornou simbólico, de cobertura. No jogo de volta, no Pacaembu, um empate por 1 a 1 selou o título do time então dirigido por Mano Menezes.

Em 2011, quando voltaram a se enfrentar, Neymar já estava mais maduro e foi a estrela do título santista. No Pacaembu, na primeira partida, um 0 a 0. Na Vila Belmiro, no jogo de volta, o Santos venceu por 2 a 1, com direito a gol do camisa 11. A equipe praiana busca o inédito tetracampeonato, já que vem levando o Paulista desde 2010.

Para Tite, técnico do Corinthians, o fato de as equipes fazerem uma final pela terceira vez em um curto espaço de tempo, mostra que ambas mantiveram uma base qualificada. “É uma consolidação de grandes trabalhos, de manutenção de treinador. Vale lembrar que é o campeão da Libertadores de 2011 contra o campeão de 2012”, disse.

Tite confirmou que irá repetir a equipe utilizada na semifinal contra o São Paulo, no Morumbi. Desta forma, Danilo, que era dúvida por uma inflamação na canela, irá jogar. Alexandre Pato segue no banco. O time que o treinador colocará em campo no Pacaembu neste domingo será o seguinte: Cássio, Alessandro, Paulo André, Gil e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson Sheik e Guerrero.

Ninguém será poupado para quarta-feira, quando o alvinegro encara o Boca Juniors, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores. “Não vou poupar porque tem tempo suficiente de recuperação”, explicou. O meia Renato Augusto, ainda sem condições de jogo, não será relacionado para o confronto.

No Santos, o técnico Muricy Ramalho faz mistério em relação ao substituto do meia Montillo, que se recupera de um estiramento muscular na coxa esquerda. O meia Felipe Anderson pode assumir a posição, no entanto, não está descartada a hipótese de Muricy repetir a entrada de mais um zagueiro, como aconteceu no duelo contra o Joinville, na última quarta-feira, quando Neto ficou com a vaga do argentino.

O titular da lateral direita também não está definido. Muricy tem quatro opções no setor. Isso porque os laterais Galhardo e Bruno Peres treinaram normalmente nos dois últimos dias e acirraram a concorrência no setor com os improvisados Felipe Anderson e Alan Santos, que também participaram da atividade.

Galhardo foi poupado dos dois últimos jogos – Palmeiras e Mogi Mirim – devido à morte de seu irmão, Marquinhos Galhardo, ex-meia da Tombense, que faleceu em trágico acidente de automóvel. Já Bruno Peres está recuperado de uma lesão no púbis.

Neymar, que passou as duas últimas semanas em tratamento de um desconforto muscular na coxa esquerda, não sentiu dores no duelo contra o Joinville, treinou normalmente antes do clássico deste domingo, e está confirmado para enfrentar o Corinthians.

Ficha Técnica - Corinthians x Santos

Data: 12/05/2013
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Transmissão da TV: Rede Globo, Band e SporTV
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Emerson Augusto de Carvalho

Corinthians
Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Romarinho, Danilo e Emerson; Guerrero.
Técnico: Tite

Santos
Rafael; Galhardo (B.Peres, Alan Santos ou Felipe Anderson), Edu Dracena, Durval; Léo, Renê Júnior, Arouca, CícerO e Felipe Anderson (Neto); Neymar e MiralleS.
Técnico: Muricy Ramalho.

Quais serão os campeões dos estaduais em 2013?