Topo

Ligação com o Corinthians tira árbitro da final do Campeonato Paulista

Empresa de Rodrigo Braghetto presta eventos à base do Corinthians - Robson Ventura/Folha Imagem
Empresa de Rodrigo Braghetto presta eventos à base do Corinthians Imagem: Robson Ventura/Folha Imagem

Bruno Thadeu, Lucas Tieppo e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo*

17/05/2013 12h49

A Federação Paulista de Futebol divulgou que o árbitro Rodrigo Braghetto foi afastado da final do Campeonato Paulista. O juiz tinha sido escalado para o jogo, mas solicitou à Comissão de Arbitragem que fosse dispensado da partida. Nesta sexta-feira, haverá novo sorteio para definir o juiz que irá apitar o jogo entre Santos e Corinthians, no domingo, na Vila Belmiro.

Segundo a entidade, o árbitro pediu o afastamento "a fim de evitar qualquer tipo de polêmica que pudesse prejudicar a competição, já que a sua empresa, Apto Esportes, presta serviços ao departamento amador do Sport Club Corinthians Paulista".

Ao UOL Esporte, Braghetto informou que recebeu uma ligação de uma pessoa ligada à federação e que sugeriu que ele se retirasse da escala. Braghetto também disse à reportagem que encerrará a carreira após exclusão da final.

ÁRBITRO É SÓCIO DE EMPRESA QUE PRESTOU SERVIÇOS AO CORINTHIANS

  • Documento da Junta Comercial de São Paulo mostra Braghetto como sócio da Apto

Braghetto é sócio da empresa Apto Esportes, que presta serviço para o Corinthians e outros clubes como São Paulo e Portuguesa. Segundo Coronel Marinho, chefe de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, a ligação do árbitro com a empresa era de conhecimento da entidade.

“A Federeção não veria problema na atuação dele na final de domingo. Mas foi uma opção dele, ele abriu mão e nós respeitamos”, disse Coronel Marinho ao UOL Esporte.

“Foi criada uma grande polêmica sobre o assunto e ele preferiu abrir mão”, completou  o dirigente, que confirmou a realização do novo sorteio às 16h desta sexta-feira.

A FPF divulgou o nome de Rodrigo Braghetto como árbitro da decisão na última quarta-feira. Também participaram do sorteio Guilherme Ceretta de Lima, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Raphael Claus.

Nesta sexta-feira, o "Blog do Paulinho" divulgou durante a manhã documentos que comprovavam a ligação da empresa do juiz com o Corinthians, e, às 12h32, o Blog do Juca Kfouri, do UOL, também repercutiu a relação. Às 12h36, a Federação Paulista de Futebol divulgou nota em seu site oficial que seria realizado um novo sorteio para definir o trio de arbitragem. Já o envio do e-mail à imprensa aconteceu apenas às 12h47.

*Atualizada às 13h48

CLIENTES DA EMPRESA QUE TEM RODRIGO BRAGHETTO COMO SÓCIO

BRAGHETTO CONFIRMOU GOL POLÊMICO EM JOGO DO SANTOS