Topo

Na mira do Barcelona, Neymar pode disputar última final pelo Santos no domingo

Neymar jogará mais 3 jogos pelo Santos antes de defender a seleção brasileira - Leandro Moraes/UOL Esporte
Neymar jogará mais 3 jogos pelo Santos antes de defender a seleção brasileira Imagem: Leandro Moraes/UOL Esporte

Gustavo Franceschini e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/05/2013 11h00

A decisão do Campeonato Paulista entre Santos e Corinthians neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, pode ser uma última final disputada pelo atacante Neymar com a camisa do alvinegro praiano. Isso porque as negociações envolvendo seus representantes, dirigentes santistas e Barcelona, da Espanha, esquentaram nesta semana.

O UOL Esporte apurou que os envolvidos na “novela Neymar” não acreditam que a transação seja fechada nos próximos dias, porém demonstram muita confiança que o craque santista defenderá o clube catalão após a disputa da Copa das Confederações no Brasil, que ocorrerá entre 15 e 30 de junho.

Levando em conta a previsão dos “negociantes”, Neymar disputará apenas mais três jogos pelo Santos. Além do clássico contra o Corinthians, o astro santista estará em campo contra Joinville, no próximo dia 22, na Vila, e Flamengo, na estreia do Peixe no Campeonato Brasileiro, no dia 26, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

No dia seguinte, Neymar se apresenta ao técnico Luiz Felipe Scolari e inicia a preparação da seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações. Quando terminar a competição, a janela de transferências para o futebol europeu estará aberta, e o principal jogador do Brasil já poderá se juntar a Messi e companhia.

O técnico Muricy Ramalho acredita que Neymar estará focado em campo na decisão que pode ser a última dele pelo Santos, mesmo o jogador sabendo que as negociações com o Barcelona são conduzidas por seus representantes simultaneamente.  

“Falo para ele, falo demais para ter foco, tranquilidade, pois vai ser muito cobrado. Eu Tenho experiência de futebol e passo para ele ter tranquilidade, jogar o que sabe jogar. É difícil a pressão, eu também joguei um pouco e sei. Ele tem além do Santos a responsabilidade da seleção brasileira. Imagine a carga? O bom dele é que é de bem com a vida, joga e quer treinar sempre. O lado de fora do campo dele é de muita cobrança”, afirmou Muricy.

Para o negócio ser concretizando entre Barcelona, Neymar e Santos, falta os dirigentes dos dois clubes convencerem Neymar da Silva Santos, pai e representante do atacante. Para isso, os espanhóis enviaram ao Brasil o diretor de futebol do Barça, Raul Sanllehí, que estreitou a amizade com Neymar pai em uma de suas viagens para a Espanha nos últimos anos.

Isso porque o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, foi informado pelo vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, que o pai de Neymar está relutante em relação à transferência de seu filho no meio do ano. Ele faz “jogo duro” em prol da permanência do filho até julho de 2014, data do término do contrato do craque com o clube brasileiro, pois visa lucrar 100% no negócio.

SANTOS E NEYMAR QUEREM BARÇA AGORA, MAS PAI TRAVA NEGÓCIO

  • A “novela Neymar” teve uma reviravolta nesta semana. O Comitê Gestor do Santos, que tanto resistiu ao assédio dos clubes europeus por seu astro, agora luta para vender o jogador até o meio deste ano. O UOL Esporte apurou que o grupo conta com o apoio do próprio jogador para finalizar o acordo na reabertura da próxima janela de transferências.

    No entanto, a cúpula santista esbarra no pai do atleta, Neymar da Silva Santos, que faz “jogo duro” em prol da permanência do filho até julho de 2014, data do término do contrato do craque com o clube brasileiro. LEIA MAIS