Topo

Queda corintiana e especulações sobre Neymar aumentam valor do Paulista

No 1º jogo, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 1 e tem a vantagem do empate na Vila - Leandro Moraes/UOL Esporte
No 1º jogo, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 1 e tem a vantagem do empate na Vila Imagem: Leandro Moraes/UOL Esporte

Gustavo Franceschini e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo

18/05/2013 06h00

Santos e Corinthians passaram pelos últimos dias com muita turbulência. De um lado estão as especulações constantes sobre o futuro de Neymar, do outro está a consequência da queda precoce na Libertadores, com toda a discussão sobre arbitragem que a acompanhou. Se os temas tiraram o foco imediato da final deste domingo, ao mesmo tempo eles dão ao título paulista uma importância incomum no atual calendário brasileiro.

Para o Santos, será a chance de uma virada na temporada. Até agora, o time apresentou um rendimento abaixo do esperado e esse futebol, somado aos resultados modestos de 2012, colocam todo o grupo em xeque.

Muricy Ramalho, por exemplo, fui muito criticado pela torcida durante o Paulista e também depois do primeiro jogo da final, que terminou com vitória corintiana por 2 a 1 no Pacaembu. Uma derrota poderia ser fatal para ele, assim como uma nova taça renovaria sua força à frente do clube praiano.

Neymar, do mesmo modo, terá os holofotes em si. O jogador está negociando sua transferência para o Barcelona e pode estar vivendo seus últimos momentos no Santos. Até agora, ele não encantou em 2013, e a final do Paulista pode servir como uma última boa impressão ou como a confirmação da má fase.

Já o Corinthians vive um momento de incertezas após a eliminação doída diante do Boca Juniors, na última quarta. Uma vitória no Paulista, dias depois, seria a confirmação da força dos atuais campeões mundiais, que entrariam na condição de favoritos no Campeonato Brasileiro que começa em seguida.

Uma derrota, por sua vez, pode erguer o tom dos críticos sobre o time, que ainda não convenceu nesta temporada. Até a renovação do elenco, que deve acontecer de forma calma e paulatina, pode ser antecipada pela comissão técnica.

Por tudo isso, a final do Estadual terá mais peso que aquela taça protocolar de anos anteriores, quando o campeão ainda almejava voos mais altos como a Libertadores. Apesar disso, os dois lados tentam tratar a decisão com naturalidade.

“Todas as decisões são importantes. Volto a repetir, essa é a minha quinta decisão, é importante demais, vivemos disso, é um grupo renovado, que já deu resultados e está em uma final. Para mim e para o clube é super importante, é um tetracampeoanto para a história”, disse Muricy Ramalho, técnico do Santos.

“A minha obrigação é repetir o padrão do jogo contra o Boca. Tu imaginas se cada clube grande pedir ao seu técnico: ‘Tu és obrigado a ser campeão paulista’. A coisa não é assim”, explica Tite, comandante do Corinthians.