Topo

Com o Paulista, Tite soma quatro títulos e iguala recorde no Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

20/05/2013 06h00

Tite é, ao lado de Osvaldo Brandão, o técnico que mais ergueu taças na história do Corinthians. Com a conquista do Paulista, no último domingo, o atual comandante alvinegro soma quatro títulos no clube, mesmo número do histórico treinador do fim da fila em 1977.

Desde que a segunda “era Tite” começou no Corinthians, o clube levou o Campeonato Brasileiro de 2011, a Libertadores e o Mundial de 2012 e agora ganha o Paulista desta temporada. Brandão, que esteve no comando do banco de reservas do Parque São Jorge em quatro oportunidades, também tem quatro taças, mas em torneios que não têm o mesmo peso daqueles conquistados por Tite.

Com Brandão, o Corinthians conquistou o Torneio Rio-São Paulo duas vezes (1954 e 1966) e dois Paulistas simbólicos. Em 1954, o Estadual do quarto centenário da cidade teve um peso especial e iniciou uma longa fila do clube, que só voltaria a levantar um caneco de peso em 1977, novamente com o mesmo treinador.

Além dos dois, outros 17 treinadores conquistaram títulos com o Corinthians. Depois da dupla Tite-Brandão está Rato, técnico do clube nos anos 1950 que soma três taças, Osvaldo de Oliveira, também campeão em três oportunidades (Paulista e Brasileiro de 1999 e Mundial em 2000) e Mano Menezes (Paulista e Copa do Brasil em 2009 e Série B do Brasileiro em 2008). Guido Giacominelli, Virgilio Montarini, Neco, Jorge Vieira, Nelsinho Baptista, Eduardo Amorim, Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira foram campeões duas vezes cada.

Tite também é quem garantiu ao Corinthians a sua segunda maior hegemonia. Só uma vez em sua história o clube conquistou mais de quatro títulos em um intervalo de três anos. Foi entre 2001 e 2003, quando Luxemburgo, Parreira e Geninho ganharam, somados, dois Paulistas, um Rio-São Paulo e uma Copa do Brasil.

Mesmo assim, Tite pode alcança-los. Eliminado da Libertadores, o Corinthians ainda disputará a Recopa, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro até o fim deste ano.

É a consagração de um técnico que se identificou com o clube e a torcida e já é um dos mais longevos da história corintiana. Hoje, Tite soma 228 partida à frente da equipe do Parque São Jorge, perdendo apenas para Rato (256) e o próprio Osvaldo Brandão (439).

“A bola segue. O Corinthians precisa qualificar sempre. Precisa contratar jogadores, respirar, recarregar as baterias e seguir em frente”, disse Tite após a conquista do Paulista.