Topo

FPF responde a acusações de Romário sobre controle antidoping

Romário exibe petição pública solicitando a saída de Marin da CBF  - Júlio César Guimarães/UOL Esporte
Romário exibe petição pública solicitando a saída de Marin da CBF Imagem: Júlio César Guimarães/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 15h49

A Federação Paulista de Futebol (FPF) respondeu às acusações do deputado Romário sobre o controle antidoping realizado no Campeonato Paulista. Em comunicado oficial, a entidade refutou a informação levantada pelo parlamentar de que os exames seriam realizados em laboratório não credenciado pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

“Na situação específica de um Laboratório não credenciado com WADA, tendo um Resultado Analítico Adverso no Frasco A, o Frasco B da mesma amostra (contraprova) é enviada a um laboratório credenciado WADA para a confirmação e, ou complementação da análise do Frasco A. Esta é uma prática realizada entre Laboratórios do mundo todo, que dão a confirmação do Resultado Analítico Adverso e sustentação jurídica para a apreciação dos diversos Tribunais de Justiça Desportiva”, diz o comunicado.

Romário suspeita de ausência de casos de doping no Paulistão: "estranho"

  • O deputado Romário usou o Facebook para acusar a FPF de realizar exame antidoping em laboratório que não é credenciado pela Wada (Agência Mundial Antidoping). “Agora, de forma inerte, a CBF está aceitando que a Federação Paulista de Futebol realize os exames dos jogadores que disputam o Campeonato Paulista no Laboratório da Universidade de São Paulo. Esse desrespeito nos leva a suspeitar dos resultados apurados naquele laboratório, que podem contribuir para esconder resultados positivos que, assim, não seriam do conhecimento da Fifa e da própria Wada e, se descobertos, poderiam ser desconsiderados, justamente por não serem de um laboratório credenciado”.

A FPF reitera que “realiza Controle de Dopagem nas partidas de Futebol Profissional desde o ano de 1982” e todas as amostras de urina coletadas são enviadas ao Laboratório de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). 

“No cenário esportivo sul-americano, todos os Exames/Controles de Dopagem realizados em competições nacionais, Copa Sudamericana e Libertadores nos países Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile são analisados nos Laboratórios de Controle de Dopagem das respectivas cidades/países, que não são acreditados pela WADA”, justifica a entidade.

Nesta terça-feira, Romário usou sua página no Facebook para dizer que achava estranho que nenhum jogador tenha sido pego dopado durante a disputa da competição neste ano. “Obtive a informação de que a CBF está validando exames de controle antidoping em laboratório que não é credenciado pela Agência Mundial Antidoping, a conhecida WADA, em inglês. Na América do Sul, apenas um laboratório é credenciado pela WADA, o Ladetc, da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, escreveu.