Topo

Novo Palmeiras estreia no Paulista buscando velhas glórias em centenário

Técnico do Palmeiras, Gilson Kleina, quer títulos no ano do centenário do clube - Junior Lago/UOL
Técnico do Palmeiras, Gilson Kleina, quer títulos no ano do centenário do clube Imagem: Junior Lago/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

18/01/2014 06h00

O Palmeiras estreia no Campeonato Paulista neste sábado, às 17h (de Brasília), contra o Linense, no Pacaembu. É o primeiro passo de uma equipe completamente reformulada após disputar a Série B do Brasileirão. Sete jogadores se juntaram ao elenco. Agora, o desafio é retomar as velhas glórias do clube, justamente no ano de seu centenário. Para comissão técnica e atletas, o Estadual é a chance para iniciar um bom caminho.

”Em 2013, não tivemos tempo para planejar o Paulista e a Libertadores, mas nos planejamos para ganhar a Série B. E é o que estamos fazendo agora. Será um Paulistão diferente das últimas edições. Não tem nenhum time grande jogando a Libertadores, e os pequenos se prepararam. Por tudo o que a gente passou no ano passado, faremos de tudo para começar o centenário com um título. A gente quer evoluir para poder estar em uma final”, comentou o técnico Gilson Kleina.

Dos reforços, Kleina promoverá a estreia do atacante Diogo. A equipe jogará com a seguinte formação: Fernando Prass, Serginho, Henrique, Tiago Alves, Marcelo Oliveira e Juninho; Renato, Wesley e Mazinho; Diogo e Kardec. Ou seja, serão três zagueiros. O volante França e o atacante Rodolfo ficarão no banco. Os outros ainda precisam aprimorar a forma física e técnica, por isso ficam fora da estreia.

Maior estrela do time, o chileno Valdivia não jogará por precisar de mais reforço muscular. Assim como ele, o meia paraguaio Mendieta também não jogará neste sábado. O atleta voltou de contusão no fim do ano passado e ainda não está em suas melhores condições.

A cautela deve-se ao fato de as equipes do interior chegarem sempre à frente no quesito forma física no Paulistão, já que começam a se preparar antes. Embora saiba que o time ainda não está em sua melhor forma física e técnica, Kleina prometeu muita entrega dos jogadores para vencer.

“Disputar o Paulista realmente é equilibrado por causa do interior. Eles se preparam antes, pegam tempo maior de trabalho. Vamos pegar uma equipe que começou em dezembro, tem uma condição muito grande. Vários jogadores que disputaram ano passado a Série B e até a A. São jogadores de referência no Brasil. Não existe jogo fácil. Estreia já tem por si só dificuldade, ainda mais uma equipe com uma preparação mais avançada que a sua. Eles devem estar pensando que é o melhor momento para pegar o Palmeiras. Vai ter que ser muito inteligente para ganhar o jogo”, avaliou o técnico.

A equipe do interior, por sua vez, fez uma preparação intensa e também se reforçou para disputar o Campeonato Paulista. Chegaram o volante Renan, ex-Sport, os atacantes Anselmo, revelado pelo Palmeiras, Rodriguinho e Rodrigo Tiuí, ex-Fluminense, e o zagueiro Fernando, ex-Vasco e Flamengo, além do técnico Bruno Quadros.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X LINENSE

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 18/01/2014
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Assistentes: João Edilson de Andrade e Maiza Teles Paiva

Palmeiras: Fernando Prass, Serginho, Henrique, Tiago Alves, Marcelo Oliveira e Juninho; Renato, Wesley e Mazinho; Diogo e Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

Linense: Anderson; Gedeílson, Alex Moraes, Toby e João Lucas; Thiago Santos, Leandro Ferreira, Marcelo e Diniz (João Paulo); Fernandinho e Anselmo.Técnico: Bruno Quadros