Topo

São Paulo joga mal, vê falhas de zaga e Ceni e perde para o Bragantino

Do UOL, em São Paulo

19/01/2014 18h56

O São Paulo jogou muito mal e estreou com derrota em 2014, em partida contra o Bragantino, na tarde deste domingo, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela primeira rodada do Paulistão. O time da casa venceu por 2 a 0 e viu o adversário, treinado por Muricy Ramalho, se perder em uma equipe desorganizada que cometeu diversos erros de marcação e ainda contou com falha de Rogério Ceni, prestes a fazer 41 anos de idade.

O São Paulo tentou manter o esquema 4-2-3-1 com o qual terminou o ano de 2013. Ligeiras mudanças, no entanto, resultaram em erros. Denilson atuou como primeiro volante, porém mais próximo à zaga, funcionando como responsável por sair jogando. Tal alteração fez com que Luis Ricardo, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Reinaldo se perdessem e proporcionassem espaços para o Bragantino atuar.

Sem volume de jogo, o Bragantino não demorou a assustar. Cesinha, com velocidade, foi quem mais levou perigo. Em uma das jogadas, conseguiu fazer com que sua equipe abrisse o placar. Após falha total de posicionamento da zaga são-paulina, o Bragantino cruzou bola rasteira para a área, que a defesa tricolor não tirou. Rogério Ceni ainda tentou impedir o cruzamento, mas saiu mal e não achou nada. Léo Jaime, então, completou para as redes.

No intervalo, Muricy Ramalho tentou consertar o principal erro da equipe. Tirou Denilson, então primeiro volante, e retornou dos vestiários com o argentino Marcelo Cañete na ponta direita. A alteração surtiu efeito e deu maior volume de jogo ao São Paulo, que a partir de então sofreu pra concretizar as jogadas com Luis Fabiano.

O camisa 9 do São Paulo atuou no mesmo nível baixo que jogou no segundo semestre de 2013. Mostrou pouca mobilidade e dificuldade para aproveitar as chances que teve. Em bolas recebidas enquanto esteve próximo à área, acabou desarmado.

O Bragantino conseguiu ampliar com Cesinha. O atacante do Bragantino acertou belíssimo chute de fora da área, aproveitando a falta de combate do lateral Reinaldo, que marcava sem tentar o desarme. Rogério Ceni acompanhou a bola, não pulou e assistiu ao segundo gol após o preciso chute, que acabou no ângulo.

O grande destaque são-paulino foi Cañete, que entrou bem na segunda etapa. O argentino que voltou de empréstimo à Portuguesa deverá ganhar novas chances com Muricy Ramalho depois de ter aproveitado a oportunidade.

O São Paulo, no entanto, não conseguiu balançar as redes. Apesar de ter demonstrado superioridade na segunda etapa, o setor ofensivo foi ineficiente.  Douglas e Osvaldo ainda entraram na segunda etapa, sem produzir o suficiente para mudar o placar.

Após o tropeço na estreia da temporada, o São Paulo joga contra o Mogi Mirim na próxima quarta-feira, no Morumbi, às 22h. Penapolense, Comercial, Linense e Atlético Sorocaba completam o Grupo A, do São Paulo.

FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 2 X 0 SÃO PAULO

Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data: 19 de janeiro de 2014, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Cássio Luiz Zancopé (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Maria Eliza Correia Barbosa (ambos de SP)

Gols: Léo Jaime e Cesinha
Cartões amarelos: Francesco (Bragantino) / Denilson e Rodrigo Caio (São Paulo)

BRAGANTINO: Rafael Defendi, Iago, Guilherme e Alexandre; Robertinho, Francesco, Geandro, Gustavo (Mateus) e Léo Jaime (Denner); Lincom (Tássio) e Cesinha
Técnico: Marcelo Veiga

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Luis Ricardo (Douglas), Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson (Cañete) e Maicon; Wellington, Paulo Henrique Ganso e Ademilson (Osvaldo); Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho