Topo

Santos sofre contra carrossel de ex-pupilo de Oswaldo, mas empata no final

Do UOL, em Santos (SP)

21/01/2014 21h23

O Santos sofreu com a ausência dos cinco titulares no duelo contra o Grêmio Osasco Audax nesta terça-feira, no Pacaembu, e apenas empatou por 1 a 1, com um gol do zagueiro Jubal aos 43 minutos do segundo tempo, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista. A equipe santista sucumbiu ao “carrossel” do técnico Fernando Diniz, ex-pupilo de Oswaldo de Oliveira. Em 2005, Diniz foi contratado pelo alvinegro praiano a pedido de Oswaldo, que comandou o time da Vila Belmiro por três meses naquele ano.

No reencontro entre Diniz e Oswaldo, o Audax demonstrou muita qualidade tática, mas pecou nas finalizações e não conseguiu “matar o jogo”.

O time de Osasco atuou no esquema 3-4-3, sistema de jogo pouco utilizado pelos treinadores na atualidade, e roubou a cena ao trocar passes com eficiência e bastante movimentação. Além disso, os atletas do Audax não guardavam posição quando tinham a posse de bola, e faziam “marcavam pressão” na saída de bola do Santos.

O goleiro e o tripé de zagueiros do time de Osasco, inclusive, priorizavam o toque de bola na saída de jogo e evitavam os tradicionais chutões para o campo de ataque.

O Santos entrou em campo sem cinco titulares – Edu Dracena, Montillo e Arouca, lesionado, e Cícero e Leandro Damião, com problemas contratuais – e ficou perdido em campo na primeira etapa.  

“A gente sabia que eles saiam jogando, tinham saída de bola. O time deles tem qualidade e a gente acabou ficando na roda”, afirmou Thiago Ribeiro ao SporTV no intervalo da partida.

O Audax abriu o placar aos 13 minutos de jogo e quase ampliou em mais três oportunidades antes do término da primeira etapa. Rafinha, responsável para puxar os contra-ataques, se destacava ao trocar de posição com seus companheiros de ataque. Em uma de suas jogadas pela esquerda, ele cruzou para Caion marcar, de cabeça, o gol do time de Osasco.

Caion ainda balançou as redes no primeiro tempo, mas o árbitro anulou corretamente o gol, já que o atacante do Audax estava em posição de impedimento. Aranha ainda foi obrigado a fazer uma boa defesa após finalização de Rafinha.

No segundo tempo, antes dos dez minutos, o Audax já havia finalizado três vezes ao gol de Aranha. No Santos, Oswaldo colocou Victor Andrade e Léo Cittadini nas vagas de Leandrinho e Geuvânio, respectivamente, mas não conseguiu corrigir a ausência de criação de jogadas.

Aranha, inclusive, teve salvar o Santos em diversas oportunidades. Em uma delas, aos 26 minutos da etapa final, o goleiro fez uma grande defesa ao fechar o ângulo do atacante na entrada da área.  

No final da partida, Victor Andrade teve uma grande chance para empatar o jogo, mas finalizou mal ao chutar fraco, nas mãos do goleiro. Desta forma, o Santos teve que recorrer a bola parada para empatar o jogo. Thiago Ribeiro cobrou escanteio na cabeça de Jubal, que salvou o time da derrota.

Após empatar com o Audax, o Santos encara o Ituano, domingo, às 19h30 (de Brasília), em Itu, pela terceira rodada da competição. Já o time do presidente Vampeta enfrenta a Ponte Preta, sábado, no estádio Moisés Lucarelli.

Além de Santos e Audax, outra partida foi realizada pela segunda rodada do Campeonato Paulista. O Linense empatou sem gols com o Rio Claro, em Lins.

FICHA TÉCNICA: GRÊMIO OSASCO AUDAX 1 X 1 SANTOS

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data e horário 21/01/2014, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Risser Jarussi
Público/renda: 1600 pagantes/ R$ 75.470

Cartões amarelos: Tchê Tchê (Audax); Bruno Peres e Victor Andrade (Santos)
Gols: Caion, aos 13 minutos do primeiro tempo e Jubal, aos 43 minutos do segundo tempo

GRÊMIO OSASCO AUDAX: Felipe Alves, André Castro, Francis, Didi; Camacho, Velica, Tche Tche, Nadson (Thiago Silvy) e Rafinha (Ednei); Nenê Bonilha e Caion (Denílson).

SANTOS: Aranha, Bruno Peres, Gustavo Henrique, Jubal e Mena; Alan Santos, Leandrinho (Victor Andrade) e Thiago Ribeiro; Cicinho, Geuvânio (Léo Cittadini) e Gabriel (Diego Cardoso).