Topo

Quarteto contestado marca e SP dá presente de aniversário a Ceni

Osvaldo marcou gol depois de ter ficado 45 partidas sem fazer um gol: time jogou no 2º tempo - Junior Lago/UOL
Osvaldo marcou gol depois de ter ficado 45 partidas sem fazer um gol: time jogou no 2º tempo Imagem: Junior Lago/UOL

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

22/01/2014 23h49

Rogério Ceni ganhou um presentão de aniversário. No dia em que completou 41 anos de idade, o goleiro do São Paulo viu seu time golear o Mogi Mirim por 4 a 0 no Morumbi. E a primeira vitória no Campeonato Paulista teve gosto mais do que especial. Quatro dos jogadores mais contestados do elenco foram responsáveis pelos tentos nesta quarta-feira: Osvaldo, Luis Fabiano, Ademilson e Douglas. Difícil acreditar? Mas é verdade.

O placar elástico, que começou só na segunda etapa após um primeiro tempo sofrível que arrancou vaias dos poucos 5.863 torcedores que pagaram ingressos, ainda foi acompanhado de perto por Álvaro Pereira, principal reforço do São Paulo até agora nesta temporada. O lateral esquerdo uruguaio, que assinou durante a semana, esteve no Morumbi para ver pela primeira vez sua nova equipe.

A goleada não engana. Até fazer o primeiro gol e desestabilizar o Mogi, o São Paulo jogou mal, com alternâncias de intensidade, e demonstrou os mesmos erros que, na estreia, domingo, fizeram a equipe sair derrotada por 2 a 0 de Bragança Paulista. 

O reforço uruguaio do São Paulo também viu que não será difícil se tornar titular. O lateral esquerdo Reinaldo, que nunca brilhou e também nunca comprometeu, fez jogo ruim. Na frente, se Osvaldo jogou bem, Ademilson foi mal na ponta esquerda. 
 
E Osvaldo foi surpreendentemente bem. Não só pelo gol, que no início da etapa complementar encerrou um incômodo jejum de 328 dias (e, bem verdade, contou com um desvio providencial da defesa do Mogi). Foram dele as poucas melhores chances do time no primeiro tempo. Não foi individualista como nos últimos jogos e serviu os companheiros. Na primeira da partida, Luis Fabiano perdeu na pequena área a chance de abrir o placar. Defesa importante de Reynaldo.
 
Reforço tardio no São Paulo em 2011, o meia Rivaldo foi titular pelo Mogi Mirim, clube do qual é também presidente. No time da casa, Rogério Ceni, aniversariante, foi decisivo. Fez duas grandes defesas em duas cobranças seguidas de escanteio. 
 
Foi de Luis Fabiano o segundo do São Paulo. Grande passe de Paulo Henrique Ganso – que jogou abaixo de sua própria média como titular. O terceiro foi de Ademilson, ao aproveitar recuo mal feito da defesa do Mogi Mirim. Douglas fechou o placar.
 
Muricy Ramalho ainda aproveitou para dar chance à dupla Gabriel Boschilia e Ewandro, ambos de 17 anos, que foram promovidos ao time profissional no início da semana depois de participaram da campanha do clube na Copa São Paulo.
 
A primeira vitória no Paulistão tira a pressão sobre o time depois da estreia ruim. Para este jogo, o técnico Muricy Ramalho apostou em Osvaldo, tirou o volante Denilson e fez sutil alteração no esquema tático, que passou a ser mais ofensivo. A alternativa ganha força depois do triunfo e tem tudo para ser mantida. 
 
No próximo domingo o São Paulo enfrenta o Oeste, no Morumbi, pela terceira rodada do Paulistão. Como todos os participantes do Grupo A perderam na primeira rodada, o São Paulo pula na frente de Linense, Atlético Sorocaba, Comercial e Penapolense.
 
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 4 X 0 MOGI MIRIM
 
Local: Morumbi, em São Paulo (SP) 
Data: 22 de janeiro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Fabricio Porfirio de Moura e Maria Nubia Ferreira Leite
 
Gols: Osvaldo, Luis Fabiano, Ademilson e Douglas (São Paulo)
Cartões amarelos: Reinaldo (São Paulo)
 
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Luis Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington e Maicon; Ademilson, Ganso e Osvaldo; Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho
 
MOGI MIRIM: Reynaldo, Edson Ratinho, Álvaro, Mirita e Leonardo; Magal, Elanardo, Rivaldo (Morato) e Vitinho (Rossini); Everton Sena (Vanderlei) e Serginho
Técnico: Aílton Silva