Topo

Palmeiras aproveita expulsão de "Anderson Silva" e bate Penapolense

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

30/01/2014 21h23

O Palmeiras contou com a ajuda do sósia de um astro do UFC,  e bateu o Penapolense por 1 a 0 no Pacaembu, na noite desta quinta-feira. O líder do grupo D do Paulistão superou a retranca armada pelo visitante do interior e manteve os 100% de aproveitamento no campeonato, com 12 pontos. Já a equipe comandada por Narciso é penúltima no grupo A, com três pontos.

O primeiro tempo foi extremamente truncado e nervoso para uma partida de primeira fase do Paulistão. Pelo lado do Penapolense, o volante Heleno distribuía botinadas. Pelo alviverde, Leandro também cometia faltas e reclamava muito com a arbitragem. Ambos receberam o amarelo nos primeiros minutos.

Com a bola rolando, o Palmeiras controlava o jogo, mas tinha dificuldades para furar a retranca do adversário. Valdivia puxou bons contragolpes e arriscou de longe aos 17 e aos 37 minutos, mas errou o alvo. Mazinho teve sua chance no minuto final do primeiro tempo, mas acertou a rede pelo lado de fora.

Aos 42, um certo “Anderson Silva” apareceu para dar uma ajudinha aos donos da casa. Heleno defendeu o Ceará entre 2009 e 2012, e ficou conhecido pela torcida local como “Spiderman Alvinegro”, pela semelhança física com o lutador de MMA, ex-campeão dos médios do UFC. No Pacaembu, o volante do Penapolense resolveu fazer jus ao apelido: acertou uma solada medonha, na nuca de Wesley, e deixou o Palmeiras com um homem a mais.

A vantagem numérica acendeu os comandados de Gilson Kleina na segunda etapa, e as oportunidades começaram a fluir como os golpes do verdadeiro Anderson Silva. Marcelo Oliveira cabeceou na trave logo no começo. Aos 11 minutos, Marquinhos Gabriel forçou o goleiro Samuel a uma ótima defesa em chute cruzado. O goleiro da equipe visitante voltou a aparecer bem ao espalmar uma bomba de Wesley.

O “nocaute” alviverde veio aos 20 minutos: Kardec recebeu enfiada dentro da área e cruzou, mas Samuel saiu do gol e espalmou nos pés de Marquinhos Gabriel. O meia, que havia entrado no intervalo no lugar de Valdivia, chutou para as redes e colocou o Palmeiras na frente.

Kardec ainda desperdiçou uma chance ao pegar de primeira um cruzamento da direita e bater por cima do gol. O Penapolense em nenhum momento chegou a incomodar ou sequer assustar Fernando Prass.

O Palmeiras terá pela frente agora um clássico, diante do São Paulo, no domingo, no Pacaembu. Já o Penapolense recebe o Mogi Mirim, em Penápolis, também no domingo.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 0 PENAPOLENSE

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: Quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Junior e Alexandre Basilio Vasconcellos (ambos de SP)

Gols: Marquinhos Gabriel (20’/2ºT)
Cartões amarelos: Leandro, Juninho, Wendel, Seginho (Palmeiras) Heleno, Gualberto, Rodrigo Biro (Penapolense)
Cartão vermelho: Heleno (42’)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Wellington e Juninho; Marcelo Oliveira, Wesley, Valdivia (Marquinhos Gabriel) e Mazinho (Felipe Menezes); Leandro (Serginho) e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina

PENAPOLENSE: Samuel; Rodnei, Jaílton, Gualberto e Rodrigo Biro; Heleno, Liel (Fernando), Petros, Washington e Guaru (Rafael Ratão); Alexsandro Créu (Lukas). Técnico: Narciso