Topo

Bom Senso FC hesita em fazer greve no Paulistão. Sindicato toma a frente

Pedor Lopes

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 15h24

A carta divulgada pelos jogadores do Corinthians na última terça-feira, em repúdio aos atos de violência cometidos por torcedores na invasão de sábado ao CT, pareceu não deixar dúvidas quanto ao apoio dos jogadores a uma paralisação do Campeonato Paulista, com respaldo do Bom Senso FC e do Sindicato dos Atletas de São Paulo. O UOL Esporte apurou, entretanto, que dentro do próprio Bom Senso não há certeza de que a greve, nesse momento, seria uma boa opção.

Dentro do movimento, inclusive entre líderes, há o entendimento de que a missão inicial do levante, de modificar o calendário e introduzir o fair play financeiro, já é bastante difícil. A inclusão de uma nova pauta de combate à violência no futebol poderia desvirtuar os reais objetivos da união de jogadores.

Membros do Bom Senso também lembram que, no final de 2013, evitaram radicalizar com uma paralisação, para afastar um rótulo de intransigência e preparar ações para 2014. Em virtude disso, são contrários a radicalizar agora, paralisando os estaduais por uma pauta que sequer está entre as principais bandeiras do movimento. A medida também prejudicaria os clubes menores, que só disputam ao longo do ano torneios regionais: o movimento defende mais jogos para eles ao longo do ano.

Como resultado das divergências, o Bom Senso não está liderando a luta por uma greve na rodada deste final de semana do Paulistão. Pessoas ligadas ao movimento afirmam que os trâmites estão sendo realizados pelo Sindicato dos Atletas, que chamou para si a causa.

Ao longo dos últimos dias, já houve indícios de que, de fato, a união de jogadores criada no ano passado não estava convicta em buscar uma paralisação. Nesta quarta-feira, o Blog do Menon noticiou que Rogério Ceni, capitão do São Paulo e membro do Bom Senso, discorda dos rumos que o movimento está tomando e é contrário à greve.

Nem dentro do próprio Corinthians há consenso. Na saída de campo após a derrota para o Bragantino, também nesta quarta, Emerson Sheik, um dos principais alvos dos torcedores que invadiram o CT no sábado, afirmou não achar que o que aconteceu justificaria uma greve.

Se o interesse na paralisação para este fim de semana não é grande, o Bom Senso segue preparando manifestações para o Campeonato Brasileiro. Na Série A, a greve é sim uma possibilidade concreta e desejo de vários dos jogadores que compõe o movimento. As bandeiras, entretanto, são as levantadas no ano passado: reformulação do calendário e introdução de regras eficientes de fair play fiscal e financeiro.