Topo

Garotinha fica no meio de briga de torcidas no jogo do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 12h22

A confusão acontecida nas arquibancadas do jogo desta quarta-feira entre Corinthians e Bragantino deixou uma garotinha em perigo, em mais um caso em que o clima hostil dentro do estádio de futebol acaba pondo em risco as crianças que vão a jogos de futebol.

A foto de Thiago Bernardes, da agência Frame, registra o momento em que uma menina se vê cercada por policiais no estádio do Pacaembu. Já longe do tumulto que aconteceu entre torcedores do próprio Corinthians, ela é acompanhada por um homem – não identificado -, enquanto os policiais acalmam ambos e tentam controlar o ambiente.

Imagens de TV (veja vídeo abaixo) mostraram que a garota estava no meio do tumulto antes da presença da polícia. Ajudada pelo homem, eles procuraram ajuda policial para garantir a segurança em meio à briga.

Em campo, o Corinthians perdeu mais uma vez no Campeonato Paulista, sofrendo 2 a 0 frente ao Bragantino. Fora dele, as torcidas organizadas entraram em conflito com a polícia ainda no primeiro tempo. Por uma discussão entre diferentes facções, os oficiais tiveram de intervir e levaram três pessoas detidas.

Ver crianças serem vítimas da violência e ficarem sob risco não é uma novidade nos estádios brasileiros.

Um caso famoso aconteceu no fim de 2013, na partida em que Atlético-PR e Vasco viram suas torcidas em cenas de barbárie. Nas imagens da briga, um cena ficou famosa: um pai protegendo seu filho e tentando levá-lo para longe do ocorrido.

Nesta partida, o confronto já era esperado, tanto que mulheres e crianças já haviam sido aconselhadas a não ir ao jogo pelos próprios torcedores.

Também no Campeonato Brasileiro de 2013, um incidente semelhante ocorreu na partida de outubro entre Corinthians e São Paulo. A equipe tricolor teve torcedores brigando entre si e com a polícia na arquibancada do Morumbi.

No meio da confusão, pelo menos duas crianças apareceram sendo protegidas do confronto, uma delas carregada. A briga teve início no intervalo do jogo, que terminou em um empate sem gols.